A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), participa de feira de turismo em Fortaleza-CE. O Brazil Travel Market (BTM) deu início à sua 12ª edição na manhã desta quinta-feira (19), com uma cerimônia de abertura no Centro de Eventos do Ceará. Caruaru é peça fundamental durante o evento, destacando suas riquezas culturais e naturais.
Conhecida por ser um importante centro de cultura e turismo no Nordeste do Brasil. A capital do forró é famosa pelo São João de Caruaru, uma das maiores festas juninas do país, e pelo seu artesanato, em especial as peças em barro, que atraem turistas de diversas regiões. Além disso, Caruaru possui uma rica cena cultural, com teatros, museus e festivais, contribuindo para seu destaque no turismo regional.
A capital do forró oferece uma variedade de pontos turísticos interessantes. Alguns dos principais incluem: Alto do Moura, bairro famoso por ser o reduto dos mestres do artesanato em barro; Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, local onde acontece o São João de Caruaru, o maior festival junino do Brasil; Feira de Caruaru, uma das maiores feiras de artesanato e comércio do Nordeste; Parque Ambiental Severino Montenegro, local de lazer e natureza; o Monte Bom Jesus, o ponto mais alto da cidade; o Parque Municipal Ambiental Professor João Vasconcelos Sobrinho, entre outros pontos importantes da cidade.
“O turismo é uma pauta importante que contribui para o crescimento econômico e valorização de culturas em todo o mundo. Ele gera empregos e impulsiona o desenvolvimento de infraestrutura. Portanto, destacar o turismo não apenas beneficia a economia, mas também promove o entendimento cultural”, destacou Pedro Augusto, secretário da Sedetec.
Durante os dias de evento, o Centro de Eventos do Ceará tem previsão de receber cerca de 5 mil profissionais, que poderão conhecer os produtos, serviços e destinos em exposição nos 150 estandes da feira, além de explorar uma área dedicada ao segmento de luxo. Vale ressaltar, que 30 caravanas de agentes e parceiros de turismo de todo o Brasil, além de 20 buyers da Argentina, Bolívia, EUA, Uruguai, Peru e Paraguai, incluindo órgãos oficiais do Uruguai, além do Brand USA, estão confirmados.