A abertura da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente aconteceu, na manhã desta quinta-feira (13), no Centro de Convenções de Pernambuco, reunindo especialistas, gestores e a sociedade civil para debater o tema Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica. Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, o evento teve como objetivo estimular a participação popular na construção de soluções para os desafios ambientais.
Representando o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o consultor ambiental da Prefeitura, Marcelo Rodrigues, esteve presente nas discussões e destacou o compromisso do município com a sustentabilidade. “Caruaru tem avançado e muito em políticas ambientais, com a criação, por exemplo, da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. É fundamental estarmos presentes nesses debates para contribuir, trocar experiências e também trazer soluções, captando recursos que possam ser aplicadas na nossa realidade”, afirmou.
A conferência irá abordar temas como a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, preservação dos recursos hídricos e estratégias para o desenvolvimento sustentável. Com a participação de diversos setores da sociedade, o evento reforça a necessidade de ações concretas para enfrentar a crise climática e promover uma transformação ecológica efetiva em Pernambuco e no Brasil. Além disso, serão eleitos os delegados que representarão o estado na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que ocorrerá de 6 a 9 de maio, em Brasília.