A UPE e a UFPE, em parceria com a Secretaria de Saúde de Caruaru, ganharam dois prêmios nacionais de inovação em saúde, o INOVA SUS 2015. Os projetos receberão incentivos de 120 mil reais do governo federal e um deles é inédito, sendo a primeira experiência do país em residência multiprofissional em área rural que vem acontecendo, a cerca de um ano, em sítios como Rafael, Xicuru e Contenda.
No primeiro lugar geral, referente à Região Nordeste, na modalidade I, ficou o projeto da UPE “Saúde do Campo: ressignificando saberes e práticas entre trabalhadores e movimentos sociais”. Na prática 40 residentes de várias profissões de saúde como dentistas, serviço social, enfermeiros, fisioterapeutas, dentre outros, fazem um acompanhamento sistemático aos moradores da zona rural, sendo, dessa forma, um apoio ao Estratégia de Saúde da Família.
Já na modalidade II, o primeiro lugar foi para a UFPE, com o projeto “ Qualificação e Expansão das Ações do Laboratório de Sensibilidades, Habilidades e Expressão”. Nesse projeto, o estudante de medicina busca estimular a prática da humanização do serviço e, após aprendizagem, vai a campo, atender a comunidade, como vem acontecendo com campanhas do tipo “Lava Pés” que já faz parte do calendário da Semana Santa e busca identificar pacientes com diabetes que estão com seus pés comprometidos com possíveis amputações.