Pedro Augusto
O polo médico de Caruaru ganhou esta semana mais um espaço que promete fortalecer ainda mais as atividades de seu setor: a Unidade de Saúde do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Construído numa área de mais de 400 metros quadrados, mais precisamente atrás do Restaurante Universitário do Campus, o novo prédio é dotado de nove consultórios médicos e um odontológico, além de salas para execuções de vacina, curativo, observação, coleta, inalação, expurgo e esterilização, bem como banheiros, almoxarifado, cozinha e área administrativa. O ato de entrega foi realizado, na manhã da última terça-feira (8), reunindo representantes, professores e estudantes da UFPE, como também profissionais da saúde e o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.
Este último foi o responsável por garantir os recursos financeiros necessários para execução da obra. “Como ministro no governo de Temer, tivemos a oportunidade de promover várias medidas em prol do fortalecimento da educação no estado de Pernambuco. O sistema UFPE, de uma forma geral, vem recebendo investimentos nas estruturas físicas de seus campus, através dos recursos que foram destinados pela nossa gestão, através do MEC, e, hoje, nos sentimos bastante felizes em podermos conhecer esta unidade, que, com certeza, propiciará benefícios às populações de Caruaru e da região na medida em que oferecerá serviços de saúde de qualidade”, pontuou Mendonça.
Para erguer o espaço, ao todo, foram empregados pouco mais de R$ 1 milhão. De acordo com o cronograma da UFPE, a expectativa é de que a unidade passe a funcionar no início do próximo ano. Neste último bimestre haverá a realização de atividades em forma de teste para dotar a unidade dos melhores serviços possíveis. Nela serão realizadas consultas básicas e especializadas servindo, em paralelo, de polo para teleatendimento especializado, apoiando as unidades de saúde de toda zona rural de Caruaru.
Também presente na solenidade, o secretário municipal de Saúde, Francisco Santos, destacou a importância da implantação de um espaço deste tipo. “Para se ter ideia, cerca de 40 mil pessoas que residem na zona rural da cidade serão atendidas por esta unidade, o que propiciará grandes avanços para toda a comunidade. A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Saúde, atuará em parceria com este novo empreendimento na medida em que repassará insumos e destinará profissionais para atuação. Não temos dúvidas de que esse investimento contribuirá para com o nosso setor de saúde.”
Ligada ao curso de Medicina da UFPE, a Unidade de Saúde do Campus Agreste, além de oferecer serviços à população no sistema SUS, também servirá para prática do ensino e o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a graduação. “Nela, teremos a possibilidade de desencadearmos várias atividades que possibilitem o aprendizado dos alunos, sem falar nos serviços que serão oferecidos à comunidade rural de Caruaru. A saúde não só da cidade, mas também de toda a região contará com mais um empreendimento de suma importância para o bom andamento do setor”, ressaltou a coordenadora do curso de Medicina, Carolina da Paz.
Para os estudantes de Medicina, Flávio Laurentino e Andrew Pereira, a construção da unidade vem a dotar o curso da UFPE de uma qualificação ainda maior. “Com ela, teremos a possibilidade de vivenciarmos, na prática, vários assuntos que são abordados na sala de aula. Estamos bastante entusiasmados com a sua implantação, haja vista que beneficiará milhares de pessoas que necessitam de atendimento médico”, comentou Flávio. “Agora contaremos com mais estrutura para estudar e, consequentemente, se tornar um bom profissional”, complementou Andrew.
Além dos citados, também estiveram participando da cerimônia de conclusão da obra, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, e o diretor do Campus Agreste, Manoel Guedes.