Caruaru agora faz parte da Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE). O ato de adesão ocorreu, na manhã desta terça-feira (30), na Controladoria Geral do Município, no Bairro Universitário, com as presenças do prefeito Rodrigo Pinheiro, da controladora geral de Caruaru, Andréa Ribeiro, além de integrantes da Rede. Esta última tem como objetivo consolidar a cooperação mútua entre as ouvidorias participantes na troca de experiências, com o emprego de novas ações, que possibilitem melhores atendimentos à população, através do serviço de ouvidoria.
“Muito importante essa maior integração entre as ouvidorias, que compõem órgãos, a exemplos do TCE, do MPE e do TJPE, juntamente das municipais. Caruaru, mais uma vez, adere a uma iniciativa, que, sem dúvidas, lhe proporcionará avanços para si e para seu povo”, comemorou o prefeito Rodrigo Pinheiro.
Atualmente, a Rede Ouvir PE é coordenada pela Ouvidoria Geral de Pernambuco e tem como integrantes as ouvidorias do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público de Pernambuco, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, do Tribunal de Justiça e dos Municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
Para a controladora geral de Caruaru, o município só tende a ganhar com o seu ingresso na Rede. “Maiores trocas de experiências possibilitarão que a cidade avance ainda mais em relação à sua ouvidoria geral, que atua como uma das principais ferramentas das ações da transparência pública e do controle social. Tal intercâmbio também refletirá no cotidiano dos caruaruenses na medida em que impulsionará uma maior qualidade no serviço de ouvidoria”, avaliou Andréa Ribeiro.
Em atividade desde 2019, a Rede Ouvir PE realiza, neste segundo semestre, seminários pelo território estadual, disseminando a importância da criação e consolidação das ouvidorias municipais. Para isso, ao longo de 2022, ela elaborou o Guia de Implantação de Ouvidorias Municipais. “Com a Rede, temos discutido de forma conjunta, as missões e os desafios a serem superados pelas ouvidorias enquanto serviço público e os avanços já estão sendo percebidos em melhores atendimentos prestados à população”, destacou a coordenadora da Ouvidoria Geral do Estado, Elisa Andrade.