Caruaru promove 16 dias de atividades alusivas ao Dia da Mulher

A Secretaria Especial da Mulher e de Direitos  Humanos elaborou um calendário de atividades para homenagear a história de luta, conquistas e força das mulheres. Durante todo o mês de março serão realizadas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. A programação tem início a partir deste sábado, 5, às 9h30, com o “II Joga Mulher Caruaruense: é tempo de mulher na capoeira”, que acontecerá  na Casa  de Cultura José Condé.

Dando continuidade às atividades, haverá uma roda de diálogo, que discutirá acerca do tema microcefalia; o momento é uma iniciativa da Secretaria da Mulher, juntamente com a Secretaria de Saúde. Ainda serão realizadas rodas de conversa sobre “Empoderamento Feminino”, nas escolas municipais Leudo Valença e Maria Auxiliadora Liberato, ambas voltadas para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante todo o mês de março haverá rodas de conversa abordando a temática de gênero, em várias escolas da rede municipal, unidades de ensino superior. Dentre os assuntos abordados, estão a “Lei Maria da Penha”, “Avanços e retrocessos nos marcos legais” e os “Avanços das Políticas para as Mulheres de Caruaru”.

O calendário comemorativo conta também com o “Mulheres Trans em Diálogo”, além de minicurso de manicure e pedicure, com foco nos cuidados com os pés de pessoas diabéticas. O curso é fruto de uma parceria entre as Secretarias da Mulher, de Saúde e  de Participação Social e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O curso será realizado no dia 21, a partir das 14h, na Secretaria da Mulher, que fica localizada na rua Oswaldo Cruz, 64, no bairro Mauricio de Nassau.

Para a secretária da Mulher e de Direitos Humanos, Katherine Lages, a importância da data reside na sensibilização e mobilização para todo um ano de reivindicações e conquistas no âmbito da política pública para mulheres. “É um equívoco compreendermos a pauta da luta por direitos e por uma vida digna para mulheres apenas na comemoração do 8 de Março, e é aí onde reside a nossa atuação enquanto Secretaria. A programação reflete o compromisso da gestão com as caruaruenses na busca pela convergência das pautas feministas ao mandato do Prefeito José Queiroz, através da que é coordenada por nós, a Secretaria Mulher”, ressalta Lages.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *