Caruaru recebe o AME Saúde da Mulher nesta sexta-feira

Caruaru 162 anos – A mulher caruaruense representa 52,6% da população total do município e com a missão de buscar a equidade na atenção à saúde prestada, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Municipal de Saúde, entrega, nesta sexta-feira (17), o AME Saúde da Mulher. A entrega faz parte das comemorações do aniversário da cidade, celebrado neste sábado, 18 de maio.

A nova unidade vai funcionar na Rua Rodrigues de Abreu, 232 – Bairro Maurício de Nassau e vai oferecer um espaço ampliado com as adequações necessárias para a melhor atender a demanda de serviços especializados voltados para a mulher, considerando o aumento crescente dos atendimentos nos últimos anos, bem como dos novos serviços que serão oferecidos às munícipes de Caruaru.

O AME Saúde da Mulher vai contar com a acessibilidade necessária para atender toda população dentro de suas necessidades, vai ampliar os serviços já existentes, como: ginecologia, pré-Natal de alto risco, endocrinologia, colocação do DIU, citologia oncótica, procedimentos de colposcopia, entre outros. Além disso, novos serviços serão ofertados às mulheres: Planejamento familiar, Fisioterapia na prevenção, promoção e processo de Reabilitação da mulher na uroginecologia feminina, obstétrica, disfunções sexuais, miccionais e anorretatais, hidroginástica, oncologia mamária, coloproctologia, psicologia e nutrição. A nova unidade também terá um espaço Kids para apoio as crianças.

Atendimentos para Mulheres – Houve um aumento dos atendimentos nos últimos dois anos. Em 2017 foi registrado uma média mensal de 960 atendimentos; em 2018 este número aumentou para 1.300 atendimentos/mês; enquanto que, este ano, a média mensal está em 1.858 atendimentos as usuárias do SUS.

Exposição – Na ocasião da inauguração, além das instalações e dos serviços que a unidade irá oferecer, também haverá uma Exposição de Artes Visuais com sete telas pintadas por mulheres Artistas Plásticas de Caruaru que retratam o cotidiano de mulheres da cidade, seus ícones religiosos e culturais culminando com a data que a cidade aniversaria.

As artistas participam das ações de desenvolvimento artístico cultural da pasta de Cultura e empreendedorismo Cultural da Secretária de Política para Mulheres de Caruaru. Nomes como Danielle Guerreiro, Marluce Araújo, Nair Lima, Mariana Souza, Simone Marinho, Vera Lima e Zenilda Bezerra estarão com as obras expostas durante o dia da inauguração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *