Será retomada nesta terça (22) a programação do projeto Sou Livre para Amar – 10 Dias de ativismo LGBT. A programação elaborada pela Coordenação de Promoção à Diversidade Sexual (LGBT) da Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, vem sendo realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, do município. Desta vez o evento será voltado para os movimentos sociais LGBTI’s da cidade e demais grupos que atuam na defesa e promoção ao respeito e visibilidade do segmento. O encontro vai ser no auditório da Secretaria de Saúde, das 08h às 12h, onde será trabalhado o tema: Formação Política Sobre a Trajetória do Movimento LGBTI na Contemporaneidade.
Quem vai ministrar a palestra é o mestrando em educação e pesquisador de gênero, sexualidade e políticas de educação para pessoas LGBT’s, Filipe Antônio. “Os 10 Dias de Ativismo são importantes para combater a prática da LGBTIfobia que está nas manchetes, na mídia todos os dias, mas que é vendável aos nossos olhos. É uma forma de fazer com que as pessoas comecem a enxergar a questão da diversidade sexual como algo que existe na sociedade e que precisa ser respeitado e trazido para o debate cotidiano”, pontuou a coordenadora de Promoção à Diversidade Sexual de Caruaru, Christianny Magalhães. Ela está à frente da organização do evento junto com Bárbara Sabino, coordenadora de Políticas para mulheres lésbicas e Bisexuais do município e Stephanie Fechine, coordenadora de políticas para mulheres transgênero.
Outro evento em destaque na programação é a capacitação para formação dos servidores municipais de Caruaru, sobre o uso do nome social por mulheres e homens transexuais, que irá acontecer na próxima quarta (24). A formação irá acontecer das 08h às 12h, no auditório da Secretaria de Saúde, e será voltada para servidores do CREAS, CRAS, UBS e da Secretaria de Educação. A instrutora convidada para ministrar a ação será Sofia Fragoso. A programação iniciou no dia 11 deste mês com uma roda de diálogo que abordou o tema Família e Adoção. O último evento aconteceu na sexta (19) passada, com o encontro de gestores municipais de unidades básicas de saúde e educação voltados ao público LGBT, onde as palestras foram ministradas por representantes de órgãos públicos municipais e estaduais.
Os 10 Dias de Ativismo LGBT fazem parte de um projeto que conta com diversas ações realizadas em 10 dias diferentes, em alusão ao Dia Mundial de Combate à LGBTIfobia, celebrado em 17 de maio. O intuito é promover o desenvolvimento de ações que visem a luta contra a LGBTIfobia, em prol da visibilidade e da requisição dos direitos dessa população, por meio da disseminação de informações sobre a temática. As ações contam com programação voltada para um público variado, que engloba gestores municipais, funcionários da área de saúde e estudantes de ensino médio.