Caruaru tem IDHM considerado ‘médio’

Caruaru apresentou IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,677, nível considerado “médio”. O baixo desempenho em educação foi determinante para que o município não entrasse na lista das cidades com classificação “alta”.

A conclusão é do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, pesquisa da ONU feita em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Fundação João Pinheiro (MG). O estudo foi divulgado hoje.

Os dados foram calculados usando os Censos de 1991, 2000 e 2010.

Considerado uma versão local do IDH, o IDHM avalia o grau de desenvolvimento humano em três dimensões (longevidade, renda e educação) para criar um número que vai de 0 (pior) a 1 (melhor).

Nesse aspecto, Caruaru obteve desempenho de 0,799 em longevidade, 0,681 em renda e apenas 0,569 em educação. Na classificação geral, a Capital do Agreste ocupa a posição 2.503 no Brasil.

Clique aqui e confira os dados da pesquisa na íntegra.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

One thought on “Caruaru tem IDHM considerado ‘médio’

  1. Antonio Preggo says:

    Sem educação e saúde tudo fica complicado para o desenvolvimento do ser humano e de nossa cidade. Na minha adolescência os colégios Estadual e Municipal eram referencias na educação de Caruaru, hoje coitados.
    Aproveito para parabenizar o Blog e toda a sua equipe e patrocinadores.
    Antonio Preggo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *