Caruaruenses recebem requalificação da Farmácia do Centro de Saúde Ana Rodrigues

Será entregue, nesta terça-feira (24), às 9h, a primeira farmácia com o novo modelo de gestão de assistência farmacêutica. A ação foi motivada em razão da localização do Centro de Saúde Ana Rodrigues e da unidade de Saúde Mental. O novo equipamento será chamado de Farmácia Caruaru São Francisco I e tem a proposta de criar um ambiente humanizado e com foco principal no uso racional de medicamentos.

A nova farmácia é climatizada, com sala de espera, sistema informatizado de dispensação dos medicamentos, com chamada eletrônica através de senhas. Vai contar com profissional farmacêutico em tempo integral de seu funcionamento, com realização do acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes, tendo ainda seis auxiliares de farmácia. “O principal benefício é a humanização no atendimento, centrado no bem estar do usuário e com foco no uso racional de medicamentos”, explicou o gerente da Central de Abastecimento Farmacêutico, Jean Batista de Sá.

As duas unidades existentes hoje no Centro de Saúde Ana Rodrigues dispensam, em média, R$ 700.000 (setecentos mil reais) por ano em medicamentos, com a fusão, além da melhoria das condições de atendimento, pretende-se fomentar o uso racional de medicamentos, onde o paciente deve receber o medicamento adequado para suas condições clínicas, em doses apropriadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo possível.

Serão realizados, em média, 600 atendimentos por dia, para toda a população caruaruense, com a distribuição de diversas classes de medicamentos, tais como: antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulsivantes, antibióticos, antifúngicos,analgésicos,anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, antidiabéticos, com distribuição de insulinas, entre outros.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *