Casos de dengue não são registrados em Riacho das Almas

Riacho das Almas é uma das cinco cidades pernambucanas que não apresentou nenhum caso de dengue em 2015. De acordo com dados do último Levantamento de índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypit (LiraA), divulgado no mês passado, o município apresenta índices considerados seguros de focos de transmissão da dengue.

Os bons resultados se devem ao trabalho do Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde. Os 16 profissionais do departamento são divididos em três equipes.

Além disso, o departamento disponibiliza o atendimento imediato. Os telefones do Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde de Riacho das Almas são (81) 3745.1133 e (81) 7111.5862.

Prevenção – Outro fator determinante para os bons resultados de Riacho das Almas no combate à dengue se deve à colaboração da comunidade, que tem feito a sua parte não deixando água parada e facilitando o acesso dos agentes de endemias ao interior das residências. Além disso, a presença constante de funcionários da Secretaria de Saúde nos córregos e canais inibe a conhecida prática de jogar lixo e animais mortos nestes locais, o que também ajuda na prevenção da proliferação de focos da doença.

Nos últimos três anos, a cidade teve somente um caso da doença confirmado. O caso de dengue hemorrágica foi registrado em 2013, e de acordo com investigação da Secretaria de Saúde de Riacho das Almas, a vítima foi infectada em outra cidade e já chegou a Riacho das Almas doente. Moradora do Sítio Chicão, a mulher não deu prosseguimento adequado ao tratamento e acabou morrendo. De qualquer forma, o Departamento de Endemias realizou um combate enérgico a possíveis focos em um raio de 300m da casa da moradora.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *