O Procon-PE, órgão vinculado a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), fechou o ano de 2016 com 67.655 pessoas atendidas em todo Pernambuco. Desse total, 28.971 geraram reclamações. Entre as empresas mais reclamadas estiveram a Celpe e as de telecomunicações.
O primeiro lugar ficou com a Celpe com 944 reclamações durante o ano. Entre os problemas mais apresentados pelos consumidores em relação a companhia de energia estiveram cobrança abusiva ou indevida.
A grande procura para abertura de reclamações contra a Celpe é um dado que também se reflete nos mutirões realizados pelo órgão de defesa do consumidor. Em todos os mutirões realizados no ano passado a grande procura por negociação era com a companhia energética.
Os 2º e 3º lugares ficaram com a OI com os serviços fixo e móvel. Ainda entre as 10 mais reclamadas na área de telecomunicações estiveram Motorola, Samsung e TIM Nordeste. O grau de resolutividade nas audiências realizadas pelo órgão estadual é de 80%.
Para abrir uma reclamação no Procon-PE o consumidor deve comparecer a uma das 59 unidades do órgão, munido de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso levar também documentos que possam comprovar a reclamação como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento ou contrato, entre outros.
Ranking das mais reclamadas
1º Celpe – 944 reclamações
2º Telemar – OI Fixo – 761
3º Oi Móvel – 522
4º Compesa – 507
5º Eletro Shopping – 472
6 º Cardif do Brasil Seguros – 443
7º Motorola – 442
8º Caixa Econômica Federal – 425
9º Samsung Eletrônica -380
10º Tim Nordeste – 363 reclamações