Inaugurada no dia 13 de dezembro, a Central de Hemodinâmica do Hospital Mestre Vitalino atendeu ao longo do primeiro mês de funcionamento 39 pacientes. Dentre os procedimentos realizados estão o cateterismo cardíaco, a angioplastia com estente (tubo para desobstrução de artérias) convencional e farmacológico, e implantação de marcapasso provisório.
Desde o início do funcionamento, os atendimentos têm diminuído a fila de espera pelos procedimentos cardiológicos. “Antes era preciso aguardar um encaminhamento para Recife, esse tempo de espera geralmente comprometia a gravidade da patologia, o que aumentava o risco de morte e a qualidade de vida dos pacientes”, explica o cardiologista e coordenador da Central, Dr. Carlos Duarte.
O espaço conta com 21 leitos, equipamentos de última geração, e tem como foco o atendimento das patologias de infarto e taquiarritmia. A Central de Hemodinâmica funciona de forma regulada, ou seja, os pacientes são encaminhados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco. O atendimento é realizado durante seis horas por dia, das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.