Central garante vaga na final do Pernambucano

_VDA9290

_VDA9281

_VDA9283

Pedro Augusto

Depois de tantos tropeços não só dentro, mas também fora de campo, o que renderam muitas lágrimas derramadas por parte de seus torcedores, o Central conseguiu, enfim, fazer os alvinegros chorarem de alegria. De forma magistral e inquestionável, a Patativa garantiu pela primeira vez na sua história, e lá se vão quase 99 anos, a vaga para a decisão do Campeonato Pernambucano. A tão sonhada classificação veio na noite da última quarta-feira (21), no Estádio Luiz Lacerda, quando a equipe caruaruense venceu o Sport por 1 a 0, em confronto válido pelas semifinais da competição.

O único tento da partida foi marcado pelo atacante Leandro Costa, já no segundo tempo. O artilheiro não desperdiçou o passe do também atacante Itacaré, tirando o 0 a 0 do placar. Mas antes disso, os poucos mais de 8 mil torcedores que estiveram presentes no Lacerdão foram obrigados a ver pouquíssimas oportunidades de gol. Na etapa inicial, as melhores chances ficaram por conta de Júnior Lemos, que, de cabeça, quase marcou para o Central, e do rubro-negro Índio, que desperdiçou em um chute fraco o passe oriundo da tabela envolvente entre Sander e Marlone.

Bem postado em campo e sem temer o teórico favoritismo do Leão, a Patativa voltou para o segundo tempo assustando um pouco mais a meta do goleiro Magrão. Tanto que nos minutos iniciais, a equipe caruaruense quase abriu o placar outra vez com Júnior Lemos. O Camisa 10 chutou de longe, a bola desviou em Ronaldo Alves e foi para fora. Mas não demorou muito para a torcida centralina soltar o grito de gol. Aos 14 minutos, após a bola ter sido levantada na área, Magrão saiu para abafar, porém Itacaré rolou para Leandro Costa, que só teve o trabalho de empurrá-la para o fundo da rede.

Sem se afobar, a Patativa continuou impondo o ritmo de jogo passando por quase nenhum sufoco até o soar do apito final. O Sport só conseguiu chutar a bola em direção à meta alvinegra somente aos 42 minutos com o zagueiro Ronaldo Alves. O defensor até que tentou igualar a partida, porém sem sucesso. Mesmo com os seis minutos de acréscimo dados pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro, o Central não vacilou, confirmando a excelente fase despachando de vez o atual campeão pernambucano.

Festa

Como não poderia ser diferente, após o término da partida, os jogadores alvinegros fizeram a festa com a torcida. Autor do gol que deu a classificação à equipe caruaruense, Leandro Costa não escondeu a emoção de levar o Central até a decisão. “Tenho um orgulho enorme de jogar aqui. O Central é muito grande e, por tudo que fizemos, merecíamos alcançar essa vaga. Agora é esperar o vencedor do outro duelo para sabermos quem iremos ter de enfrentar.”

Tido como um dos líderes do elenco, o volante Eduardo Erê também destacou o feito da equipe. “Já tinha passado pelo Central e, neste meu retorno ao clube, constatei um fator que vem sendo determinante para estarmos vivenciando essa classificação hoje (última quarta-feira): a organização. A diretoria vem se desdobrando para honrar com os seus compromissos e temos feito o nosso papel dentro de campo. Essa classificação foi mais do que justa!”, disse.

Já acostumado a ter de encarar grandes decisões na sua carreira, o técnico Mauro Fernandes fez questão de colocar o oba-oba de lado se mostrando consciente do que ainda virá pela frente. “Não adianta chegar numa final e ficarmos no quase. A festa da classificação está sendo boa, mas ela precisa ficar para trás se quisermos alcançar o título. Seja qual o for o adversário da decisão, dificultará as nossas vidas ao máximo e precisamos nos preparar com bastante foco para garantirmos essa conquista tão almejada para o clube e à própria cidade de Caruaru”, afirmou.

Adversário

O adversário da Patativa na final do PE2018 sairá neste domingo (25), quando o Náutico mede forças com o Salgueiro, a partir das 16h, na Arena de Pernambuco. Como terminou na liderança da primeira fase com 19 pontos, o Timbu tentará voltar a disputar a um final de Estadual com o apoio maciço de sua torcida. Já o Carcará é o atual vice-campeão da competição.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *