Centro Cultural Sesc Garanhuns realiza Mostra Marcos Freitas – Território das Artes com atividades culturais

O Centro Cultural Sesc realiza, entre 5 e 22 de outubro, mais uma Mostra Marcos Freitas – Território das Artes, em Garanhuns. Este ano, o evento faz parte das ações do HUB PE Criativo, iniciativa do Sesc PE com o Sebrae PE, que promove o desenvolvimento social e econômico de municípios do Estado, por meio da cultura e do empreendedorismo. A programação traz música, teatro, dança, circo, debates, rodas de conversa e outras atividades.

O tema deste ano é “Entre Tradições e Inovações” que, a partir de novas abordagens e perspectivas, visa criar um futuro culturalmente pulsante e conectado com suas raízes. Os homenageados são Seu João Faustino, Patrimônio Vivo de Pernambuco e mestre da Banda de Pífano Folclore Verde, e Cida Nascimento, liderança feminina da Comunidade Quilombola Estiva. A programação completa está no site http://sescpe.org.br.

Como forma de apresentar os alunos e alunas de seus cursos de artes ao público, o Centro Cultural Sesc os inseriu na programação. O Núcleo de Artes Visuais abre a Mostra deste ano, com a exposição “Terraguar”, na quinta (05), às 16h. Os grupos de música Acordes do Mundaú e Harmonia de Flautas se apresentam neste mesmo dia, às 17h. Já o Núcleo de Dança encena o espetáculo “Voçoroca”, na sexta (06), às 17h30.

Também serão realizados os projetos nacionais do Sesc Palco Giratório e Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. O primeiro com os espetáculos “A Dama da Noite”, da Pane Produções/PE, “Os quatro pontos”, de Daniel Luciano/PE, na sexta (06), e “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin/RN, no sábado (07). O segundo promove, na terça (10), o Circuito de Autores, com os escritores Luciany Aparecida (BA) e Olívio Jekupé (PR).

Os homenageados Seu João Faustino e Cida Nascimento ganham ainda mais destaque, com apresentações culturais que acontecem no sábado (07), às 15h, com as “Negras Ubuntu”, da Comunidade Quilombola de Estivas, e no sábado (14), às 19h20, com a música da Banda de Pífano Folclore Verde.

Os projetos semanais do Centro Cultural Sesc terão edições especiais durante a Mostra. O NaComedoria convida o cantor Adalberto, na sexta (06), e a cantora Micheli dos Anjos, na sexta (13), ambos às 18h. O Ciranda das Palavras, com contações de histórias para crianças, será nos sábados, sendo que no dia 07 será às 16h, e no dia 14, às 15h.

O empreendedorismo terá foco na Feira Mundaú de Economia Criativa, nos sábados (07 e 14) e domingos (08 e 15), 10h às 21h, onde serão comercializados produtos feitos por artesãos de Garanhuns e região; na Feira do Vinil, que acontece no sábado (07) e domingo (08), das 10h às 21h; e no “Veste-Cena: Desfile de Moda Autoral”, no domingo (08), às 18h30, com Gigio e Vinn Amara e música do Dj Rafa Orneles.

Além disso, na sexta (13), tem a Rodada de Negócios Criativos, com café e apresentação de pitchs dos artistas locais a curadores de festivais e mostras artísticas; no sábado (14), o bate-papo “BreShow: Se essa Moda Pega!”; e no domingo (15), a “Conversa de Interior: Deixa de Conversa Fiada!”, com profissionais de arte do interior.

A Mostra Mundaú de Música é na quinta (05), com seis cantautoras de Garanhuns e região. O palhaço Sequinho realiza oficina de brinquedos populares, na sexta (06), e apresentações de circo, no sábado (07) e domingo (08). O artista Clóvis Teodorico apresenta a exposição de artes visuais “Untitled Film Still ou não sou Cindy Sherman”, na quinta (05), e as performances “Bird transformation ou Eu não sou Ana Mendieta”, na quinta (05), e “A Festa”, no domingo (15).

A cidade de Petrolina terá representantes na Marcos Freitas. A Cia. Biruta de Teatro realiza o espetáculo “Notícias do Dilúvio: Um Canto a Canudos”, na quinta (12), às 20h30. A Cia. de Dança do Sesc Petrolina apresenta “Aterrágua”, na sexta (13), na Comunidade Quilombola do Castainho, às 17h30, “Rio de Contas”, no sábado (14), às 20h30, e “Eu vim da lha”, no domingo (15), às 17h. O Núcleo de Teatro da unidade encena “Bença Bisa”, no sábado (14), às 16h.

A Mostra Marcos Freitas conta ainda com apresentação do Samba de Coco Castelo Branco e a performance “Estudo para Epifania”, com Kléber Cândido, no domingo (08); o espetáculo “Malassombro”, do Grupo teatro de Retalhos, de Arcoverde, na quarta (11); o compositor e poeta Antônio Marinho, no “Em Canto e Poesia”, na sexta (13); o Coco Raízes de Arcoverde, no sábado (14); e a performance “Guigui”, de João Rafael Neto (BA) no domingo (15).

No domingo (15), vai ser com o Dj Vi Brasil, às 19h30, e o Show da Gyra, às 20h30. O encerramento, no domingo (22), será com o espetáculo infantil “O Pequeno Príncipe”, da Cênicas Cia. de Repertório, às 16h30, no Teatro Reinaldo de Oliveira.

“Esta é uma programação que reflete a política cultural do Sesc pautada na diversidade, evidenciando a força da produção local e do interior do estado, as culturas de tradição e as inovações que podem ser trabalhadas, pensando a cultura como algo que ela é: dinâmica. Vale a pena conferir todos os momentos desta Mostra que já faz parte do calendário cultural de Garanhuns”, afirma Rita Marize, gerente do Centro Cultural Sesc.

Formações – Nesta edição, a Mostra Marcos Freitas conta com cursos que têm inscrições abertas e podem ser feitas na Central de Relacionamento do Centro Cultural Sesc. As vagas são para “Escultura em Madeira” e “Bordado em Fotografia”, que seguem até sexta (06); “Tranças Nagô”, nos dias 7 e 8; “Lideranças Femininas”, do dia 11 ao dia 14; “Quintais Verticais”, de 12 a 15; e “Direção de Espetáculos”, do dia 13 ao dia 15. A taxa é de R$ 44. Trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$ 22.

Marcos Freitas – A mostra de artes organizada pelo Centro Cultural Sesc presta uma homenagem ao encenador e dramaturgo garanhuense Marcos Freitas, que teve uma vida dedicada ao teatro e contribuiu para a formação artística de crianças, jovens e adultos, em várias cidades do país e em muitas instituições.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço Mostra Marcos Freitas – Território das Artes
Idealização: Centro Cultural Sesc
Promoção: HUB PE Criativo (Sesc PE e Sebrae PE)
Data: de 5 a 15 de outubro
Programação completa no site http://sescpe.org.brInscrições para os cursos no site http://digital.sescpe.com.br
Informações: (87) 3762-3154 e (87) 99134-3639 (WhatsApp)

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.