O mercado de cerveja artesanal está em plena ascensão no Brasil e registrou crescimento de 20% a 30% entre 2011 e 2015, segundo dados da Abracerva (Associação Brasileira de Microcervejarias). Além de confirmar que o segmento pode ser uma boa oportunidade para quem quer investir em um novo negócio, os números provam que o estilo artesanal caiu de vez nas graças do consumidor brasileiro e veio para ficar.
Existem inúmeros estilos e variações de cervejas artesanais no mercado, que agradam ao paladar do consumidor pela alta qualidade, ampla variedade de sabores e aromas e pela ótima harmonização com diversos tipos de alimento, o que dá um toque especial à refeição.
A Weiss é um coringa na cozinha e cai bem com saladas, pratos leves da culinária japonesa, com massas recheadas e também com as comidas de boteco. Por limpar o paladar, as Vienna Lager e as IPAs vão bem com comidas gordurosas, como hambúrguer grelhado e costelinha de porco.
A Rauchbier, que tem uma característica defumada, combina com pratos fortes, como a feijoada. Já as cervejas pretas, com notas de café e chocolate, harmonizam bem com chocolates, sorvetes, presunto cru e queijos azuis.
E não é só no happy hour que as cervejas artesanais estão presentes: há quem invista em cursos especializados para fabricar a própria cerveja e, por que não, adicionar uma nota pessoal ao sabor, ao gosto do convidado ou do cervejeiro.
A moda já está disponível no Groupon, onde é possível encontrar uma série de cursos de mestre cervejeiro, para quem tem interesse em produzir a sua própria gelada e curtir com os amigos.