Cesar Summer Job inicia nesta segunda-feira (7)

Começa nesta segunda-feira (7) o Cesar Summer Job, programa do Cesar que capacita e coloca os melhores alunos de graduação em contato com desafios reais de grandes empresas. Ao longo de seis semanas, 109 estudantes com interesse em tecnologia e inovação, distribuídos em 23 equipes multidisciplinares, entram em uma imersão focada na resolução de problemas reais trazidos por empresas Patrocinadoras. Durante o Summer Job os alunos recebem capacitação em Design Thinking para entendimento e validação de problemas, ideação e prototipação, metodologias ágeis para condução de projetos, Business Model e Modelo Lean, metodologias para validação de uma ideia e Elevator Pitch.

Além dos treinamentos curtos, os alunos são envolvido durante todo o programa, em experiências práticas, resolvendo problemas para clientes do mercado que patrocinam o programa. Um desdobramento é a possibilidade que essas empresas têm de conhecer jovens talentos e até contratar os alunos que se destacarem. Entre os sponsors da edição de 2019.1 estão FCA, Gerdau, Mondelez, Neoenergia, Optum, Petrobras, Solar, Unilever e Visagio.

Ao final das seis semanas, os alunos apresentarão o projeto final – que poderá ser um estudo ou um protótipo, físico ou digital de uma solução – às empresas patrocinadoras por meio de uma sessão de pitches. Os participantes recebem uma Bolsa a título de ajuda de custos, além de passagens aéreas para quem for selecionado para uma cidade diferente da sua cidade de residência, e certificados de participação no Cesar Summer Job.

Segundo o executivo-chefe de Negócios do Cesar, Eduardo Peixoto, todos saem ganhando, pois as empresas passam a ter novas soluções para suas oportunidades e os alunos desenvolvem novos conhecimentos e adquirem experiência profissional. “Aqui os estudantes têm o apoio de tutores e mentores do Cesar para identificar e construir soluções para problemas reais e complexos, além do contato direto com o mercado por meio de grandes empresas que patrocinam o Programa”, conta.

Peixoto ainda destaca que a busca dos estudantes pelo programa sempre foi alta, principalmente dentro de universidades como ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e as federais de todo país. Para esta edição, que ocorre de 7 de janeiro a 15 de fevereiro, foram mais de mil inscritos de faculdades de todo o Brasil, além de instituições internacionais, como a Universidade Blaise Pascal, de Córdoba, na Argentina, onde estudam dois dos alunos selecionados.

O Summer Job ocorre com equipes do Cesar em Recife e em Sorocaba, além de times rodando em instituições parceiras em Foz do Iguaçu (PTI) e Recife (ISI-TICs). Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site https://www.summerjob.cesar.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *