CGM realiza encontro alusivo ao Setembro Amarelo

A Controladoria-Geral do Município promoveu encontro alusivo ao Setembro Amarelo, na manhã desta terça-feira (28), no auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura de Caruaru. Na ocasião, os servidores da CGM participaram de café da manhã, bem como ainda de roda de conversa com a psicóloga Georgina Boulitreau. Durante a atividade, eles debateram sobre as causas e prevenções relacionadas ao suicídio – tema abordado pela campanha nacional.

Para a controladora-geral de Caruaru, Andréa Ribeiro, a atividade foi bastante proveitosa, neste período ainda de pandemia da covid-19, onde o número de casos relacionados a transtornos mentais tem crescido de forma significativa. “O mundo inteiro vem passando por um período difícil devido à pandemia e consideramos de muita importância momentos como esses com a nossa equipe, haja vista que os cuidados com a saúde mental devem ser adotados de maneira constante”.

Já para a psicóloga Georgina Boulitreau, que atua no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III, o encontro serviu para reforçar a relevância de se ficar atento em relação aos sinais da prática do suicídio. “Precisamos ficar cada vez mais cautelosos aos que outros falam, a como eles se comportam para que possamos proporcionar o acolhimento necessário. Aqui tivemos oportunidade de conversarmos, debatermos e darmos dicas sobre a promoção da saúde mental e sua importância para a prevenção ao suicídio”.

O que é o Setembro Amarelo?

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Ao longo dos últimos anos, a campanha vem ganhando cada vez mais força no cenário nacional e até mesmo mundial, isso porque, de acordo com o relatório Suicide Worldwide, publicado pela OMS em junho, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano. A maioria dos suicídios está relacionada a distúrbios mentais, como depressão e transtorno bipolar.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *