Chefes das Farc viajam a Cuba para discutir plataforma política

Da Agência EFE

 

residente da Colômbia e líder das Farc assinam acordo de paz
O presidente da Colômbia e as Farc assinaram o acordo de paz em novembro de 2016Foto: Ricardo Maldonado/Agência Lusa/EPA,/Arquivo

Vários membros do Secretariado (comando) das Farc viajaram nesta quinta-feira (3) a Cuba para discutir com o chefe máximo da guerrilha, Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko, as decisões adotadas no seu pleno para se transformar em plataforma política. A informação é da EFE.

A delegação, que recebeu autorização do governo colombiano para a viagem, é liderada pelo número dois das Farc, Luciano Marín Arango, conhecido como “Iván Márquez”, disse um porta-voz da guerrilha. Segundo ele, o motivo da viagem é socializar as conclusões da reunião do grupo realizada no mês passado em Bogotá e na qual “Timochenko” não estava presente, pois havia viajado a Cuba para tratamento médico, após sofrer um ataque isquêmico no último dia 2 de julho.

Essa reunião em Cuba será de grande importância porque é a última da cúpula da organização antes da constituição do seu movimento político, em um encontro que começará no próximo dia 26 de agosto, em Bogotá.

Ali serão definidas, entre outros temas: as listas para as eleições do ano que vem e os candidatos do grupo; os estatutos da coletividade; as diretivas do partido; e a forma jurídica de sua plataforma política.

O governo e as Farc assinaram um acordo de paz em novembro de 2016. E em 27 de junho deste ano, a guerrilha, a mais antiga do continente americano, finalizou o processo de abandono das armas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *