Chocolate sem exageros

Pois é, o ano realmente está voando, o carnaval mal passou e a Páscoa já vem batendo na porta, e junto com ela, as infinitas ofertas de chocolates e doces, não muito saudáveis, para presentear e consumir. A nutricionista e Pedagoga Fabiana Pedrosa, da Tia Cantinas + Saudáveis – responsável pela alimentação do Colégio Motivo – alerta para a enorme variedade de ovos de Páscoa disponíveis no mercado, alguns podem ser mais saudáveis do que outros. “O ideal seria consumir o chocolate que tem 100% de cacau, ou mais próximos disso. Querendo outras opções, a guloseima poderia ser acrescida de oleaginosas ou flocos de arroz”, explica. A matéria-prima do chocolate, o cacau, além de ser uma fonte rica de energia, pela composição de carboidratos, possui também altas taxas de fósforo e vitamina C, o que o torna eficaz reforço para o sistema imunológico. “Além disso, é um poderoso antioxidante, por ser rico em flavonoides”, acrescenta a nutricionista.

Por isso, o maior percentual de cacau – e consequente menor percentagem de açúcar e leite – é benéfica. Os recheios tendem a deixar o ovo ainda mais calóricos. Fabiana sugere substituir o ovo de Páscoa com percentual de cacau menor do que o sugerido, por outro ingrediente de sabor semelhante e com propriedades nutricionais mais interessantes, a exemplo dos ovos de Páscoa de alfarroba. “Na cantina do Motivo oferecemos o bombom de cacau, o brigadeiro de macaxeira, o docinho de cenoura, e o muffin de beterraba com cacau, que são bem aceitos pelas crianças”, diz. O importante é escolher o ovo de Páscoa ideal e aproveitar a ocasião sem exageros.

Receita:

OVO DE PÁSCOA DE ALFARROBA

*ALFARROBA Naturalmente doce, a alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais. Em 100g do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro, zinco e as vitaminas E, B6 e B12.

Rende 6 ovinhos

*Chama as crianças para fazer com você. A receita é bem fácil

Ingredientes:

100g de alfarroba Compre duas barrinhas de alfarroba, de 50g cada.

1 panela;

2 bowls (pelo menos uma das vasilhas deve ser de vidro, para ir em banho-maria);

*Para esta receita, sugiro o formato da forma dos ovinhos de Páscoa pequenos, no material de acetato com molde de silicone.

Modo de preparo:

Corte a alfarroba em pedaços pequenos. assim ajuda a derreter mais fácil.

Coloque a alfarroba numa vasilha de vidro e derreta em banho-maria mexendo sem parar.

Espere o alfarroba esfriar um pouco e preencha as forminhas.

Para retirar o ar e assentar a alfarroba derretida, dê leves batidinhas com o fundo da forma em uma superfície lisa.

Leve à geladeira por 3 ou 4 horas.

Para saber se está bom, é só testar se estão soltando facilmente

*Desinforme, cubra com papel alumínio e embrulhe com papel celofane de sua preferência, fechando o ovo de Páscoa com duas fitinhas coloridas.

Agora é só esconder tudo no domingo para a caça aos ovos! Boa Páscoa !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *