Pedro Augusto
Celeiro, tradicionalmente, de diversos talentos em suas mais variadas modalidades, hoje, o esporte local tem recebido a atenção que merece por parte da Prefeitura de Caruaru. O período de ostracismo em que os Jogos Escolares de Caruaru chegaram a não ser realizados, desestimulando a continuidade nas práticas por parte de diversos atletas jovens, com potencial para dar e vender, parece ter ficado para trás. Prova disso foi a organização elogiável da última classificatória municipal dos Jogos Escolares de Pernambuco, os JEPs.
No intuito de oferecer a melhor infraestrutura possível aos participantes, a PMC, através da Gerência de Esporte Educacional da Secretaria de Educação, realizou as competições em espaços dotados de equipamentos adequados, como o Estádio Antônio Inácio, o Sesi, a Asces, o Colégio GGE, além de unidades municipais.
Em paralelo, realizou alguns investimentos importantes, a exemplo da requalificação da pista de atletismo do Colégio Municipal Álvaro Lins, conforme ressaltou o gerente de Esporte Educacional, Alexandre Barbosa. “Em uma ação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que foi responsável pela aplicação do serviço de terraplanagem, conseguimos modificar, para melhor, as condições da pista de atletismo do Álvaro Lins, que se encontrava necessitando de reparos. Foi notória a satisfação por parte dos atletas competidores, que chegaram a nos procurar para elogiá-la. Também ressaltamos o contentamento por parte de outros atletas que tiveram a oportunidade de disputar a classificatória em espaços qualificados, como as quadras da Asces e do GGE, bem como no campo do Vera Cruz”, afirmou.
De acordo com os dados da Gerência de Esporte Educacional, ao todo, 2.096 atletas, de 50 instituições educacionais entre municipais, federais e privadas, estiveram participando dessa fase classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco. Eles competiram no período de 29 de abril até 17 de maio em 13 modalidades (coletiva e individual), bem como nas categorias mirim (de 12 a 14 anos), infantil (de 15 a 17 anos) e juvenil (de 17 a 19 anos). Os vencedores da seletiva, agora, estão voltando as suas atenções para a disputa da etapa regional do JEPs, que está marcada para ser realizada, já nas próximas semanas.
Mais do que o incentivo pela busca de conquistas em competições, a PMC, através dos investimentos que têm sido empregados no esporte local, vem se esforçando para estimular jovens talentos a subirem nos lugares mais altos no pódio também na vida. “Na medida em que a prefeitura promove competições do tipo, professores de Educação Física acabam preparando as suas equipes durante todo o período do ano, ou seja, é uma ação permanente, que beneficia, e muito, toda uma gama de jovens, prevenindo-os contra a criminalidade, a violência etc. Nosso principal objetivo tem sido possibilitar novas oportunidades de vida a esses jovens, através da prática do esporte”, complementou Alexandre Barbosa.
Seguindo o figurino, após as realizações das classificatórias municipal e regional e da própria edição 2019 do JEPs, os campeões de cada modalidade disputada representarão o Estado nos Jogos Escolares da Juventude deste ano. A torcida é para que atletas caruaruenses participem de todas essas competições.