Clima esquenta entre tucanos e socialistas

Por DANIEL LEITE
Da Folha de Pernambuco

No último sábado, como já era previsto, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), foi escolhido para presidir a Executiva Estadual do partido até o ano que vem, quando passará o comando da sigla para o deputado estadual Antônio Moraes. No entanto, o evento acabou marcado por outro fato, este inusitado. O secretário-executivo de Articulação Política do Governo do Estado, André Campos (PSB), que esteve no evento representando o presidente estadual do partido, Sileno Guedes, acusou o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) de ter sido indelicado e grosseiro, ao tratar da aliança entre socialistas e tucanos durante seu pronunciamento.

Em sua fala, André Campos fez questão de enfatizar que a parceria entre as siglas se estende ao Estado e município, o que acabou por deixar Daniel Coelho consternado. O tucano, que trabalha para consolidar novamente sua candidatura, após ter ficado em segundo lugar nas eleições de 2012, afirmou em público que considerou a postura do socialista “desnecessária”. “Ele (Daniel) disse que Aline Mariano estaria na PCR por conta própria e que eu tinha sido infeliz na minha colocação. Não entendi o estresse dele, até porque não falei por maldade. Disse aquilo sem a pretensão de agredir e apenas fiz um registro. Mas isso é coisa interna do PSDB e não quero me meter”, colocou.

Questionado sobre o fato, Coelho preferiu não comentar suas declarações, mas garantiu que foi provocado. “Apenas disse que achei a fala dele desnecessária”, desconversou. De acordo como deputado estadual, coube ao deputado federal e vice-presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, responder oficialmente ao socialista. “Logo depois do discurso de André Campos, Bruno foi para o microfone e deixou claro que o partido mantém a aliança com o PSB apenas no âmbito do Estado”, explicou.

Em sua fala, divulgada através da Assessoria de Imprensa do PSDB, Araújo se limitou a enaltecer a aproximação como Governo estadual. “Aqui (Pernambuco) nós temos uma missão. E ela passa pela reafirmação da nossa unidade interna e dos compromissos que temos com o governo Paulo Câmara. Nas eleições municipais vamos construir, de forma democrática, as composições que forem importantes e possíveis. E nessa construção é preciso deixar claro que nossa parceria com o PSB se dá essencialmente no Governo do Estado e tem sido respeitosa e madura”, frisou.

O PSDB, que integra a base de sustentação da gestão socialista, tem dado sinais de que poderá lançar candidato próprio na disputa pela Prefeitura do Recife, em 2016. O PSB tem trabalhado duro para tentar inviabilizar uma eventual postulação de Daniel Coelho. Numa tentativa de aproximação com os tucanos da capital, no último mês de fevereiro, o prefeito Geraldo Julio (PSB) entregou a recém-criada Secretaria de Combate ao Crack à vereadora Aline Mariano (PSDB), que pertence a uma ala diferente da de Coelho.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *