CMEIs serão beneficiados com parques naturalizados

Dentro da programação da campanha “Agosto – Mês da Primeira Infância”, a prefeitura de Caruaru entregou, nesta quarta-feira (10), o primeiro parque naturalizado na área interna de um Centro Municipal de Educação Infantil. O CMEI José Pinheiro dos Santos, no bairro São José, foi o primeiro beneficiado do projeto que é realizada pelo Instituto Alana, Estúdio+1, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) e Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (Sesp).

“Esse projeto faz parte de tudo que a gente vem construindo com o Urban 95, que é mundial, e que traz essa interação com a natureza e essa busca de levar a criança a ter experiências com brinquedos que vem da nossa cultura, da nossa região, tirando ela do concreto e aproximando das coisas da terra”, comentou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Para a secretária de Educação e Esportes do município, Aline Tibúrcio, essa entrega dentro de um CMEI é bastante positiva. “Tirar nossas crianças da sala de aula para aproveitar este parque natural, ajudar a fazer um resgate aos brinquedos de antigamente e o contato com a natureza, tirando nossas crianças das telas e brinquedos industrializados para reviver o lúdico de brincadeiras simples, mas que desenvolvem diversas capacidades”.

A entrega do parque naturalizado do CMEI José Pinheiro dos Santos é a primeira dos 10 CMEIs existentes e que também serão beneficiados. “Buscamos o desemparedamento da infância e aproximar a criança da natureza. E queremos espalhar isso em nossa rede, a princípio, nos CMEIs e depois em outras áreas da cidade frequentadas por este público também”, explicou o assessor de projetos especiais da prefeitura, Swami Lima.

“A gente entende que esse contato da criança com a natureza faz com que ela tenha um desenvolvimento mais saudável, pois o próprio material aplicado no parque natural faz com que a criança desenvolva sua inteligência, sua criatividade, sua capacidade de investigação e sua parte física. Fazendo com que ela tenha essa aproximação com a natureza e essa experiência ao ar livre, que é tão essencial para o desenvolvimento dela”, disse Paula Mendonça, representante do Instituto Alana, de São Paulo.

A programação do mês da Primeira Infância segue até o dia 31 de agosto com atividades envolvendo diversas secretarias municipais.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *