Com atividades no Interior e na Capital, TJPE promove 11ª Semana do Meio Ambiente

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove a 11ª Semana do Meio Ambiente da instituição pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Este ano, as atividades acontecem nos dias 7 e 8 de junho, nas cidades de Caruaru e do Recife. Promoção de palestras sobre sustentabilidade, realização de feiras com produtos orgânicos, instalação de estações de coleta seletiva, inauguração de bicicletário e organização de passeio ecológico estão na pauta da programação do evento que tem como tema: “Interiorização do Desenvolvimento Sustentável: estímulo às potencialidades regionais”.

Na Comarca de Caruaru, o evento conta com o apoio da Prefeitura do Município e da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces-Unita). A programação tem início na sexta-feira (7/6), às 9h, no Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras, com a palestra “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, pelo coordenador do curso de bacharelado em Relações Internacionais da instituição de ensino, professor Marconi Aurélio. A apresentação acontece no auditório da Unidade Judiciária, localizado no segundo andar do prédio, que fica na avenida José Florêncio Filho, s/n, bairro Maurício de Nassau. Na ocasião, também será feita a entrega do plano de gerenciamento de resíduos sólidos à Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

O hall de entrada e a área externa do Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras também contarão com diversas atividades como a instalação de Estação de Coleta de Resíduos Sólidos. No local, o público em geral, servidores e magistrados poderão descartar materiais como pilhas e baterias, medicamentos vencidos, óleo de cozinha, materiais eletroeletrônicos, esponjas de cozinha, material de escrita, maquiagem, esmaltes e perfumaria.

Ainda no hall de entrada do fórum, das 10h às 15h, serão promovidas uma feira de artesanato e de comidas regionais e uma mostra de brinquedos sustentáveis, confeccionados por estudantes das Escolas Municipais Leudo Valença e Nossa Senhora de Fátima. No local, o público poderá conferir uma maquete interativa, elaborada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com orientações sobre o uso da água.

Na área externa do prédio, ainda será promovida a Feira da Agricultura Familiar e de produtos orgânicos, das 10h às 14h. A iniciativa vai contar com dez barracas padronizadas. Os produtores participantes do evento são da Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil de Brejo da Madre de Deus; da Feira da Agricultura Familiar, organizada pela Prefeitura de Caruaru; do Instituto Mata Viva, de Belém de Maria; e dos Sítios Riacho Agrofloresta e Chácara Vasconcelos, em Agrestina. Também na área externa do edifício, acontece a inauguração do bicicletário do Fórum de Caruaru, às 10h30, e a distribuição de 30 mudas de plantas na localidade, das 10h às 13h.

Excursão ambiental – No sábado (8/6), a Semana do Meio Ambiente do TJPE vai promover um passeio ao Parque Natural Serra dos Cavalos. Para garantir a participação, os interessados devem se inscrever através do envio de e-mail para associacaoconhecerepreservar@gmail.com, informando nome, idade e telefone para contato. O valor da inscrição é R$ 20,00 (vinte reais). O passeio é organizado pela Associação Conhecer e Preservar (ACP), com saída marcada para as 8h na frente do Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras.

No passeio, que será realizado das 8h às 12h, os participantes terão recepção com mesa de frutas, palestras sobre a unidade de conservação e trilhas acompanhadas de monitores da ACP. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Associação através do telefone (81) 99354-2460. O Parque Natural Serra dos Cavalos é um fragmento de “mata serrana” de 359 hectares, inserido no Semiárido brasileiro. O lugar guarda o maior trecho de floresta da Mata Atlântica, em Caruaru. Pela diversidade de fauna e flora, altitude e beleza, o parque é considerado uma das unidades de conservação mais importantes do Estado.

O gestor do Núcleo de Sustentabilidade da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica do TJPE, Ayrton Lapa, fala que a proposta de interiorização desta edição da Semana do Meio Ambiente é no sentido de compartilhar as boas práticas já implementadas no TJPE. O intuito, também, é de internalização de uma consciência individual e coletiva em prol de uma cultura socioambiental alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

“Esta ação estimula as potencialidades regionais de forma integrativa com vários atores da sociedade unidos em prol de uma agenda positiva. Por isso, de forma compartilhada, convidamos a Gestão Municipal, a representatividade acadêmica, os órgãos ‘ecoparceiros’ e outras parcerias colaborativas para participarem da Semana do Meio Ambiente do Tribunal”, afirma.

Recife

Na comarca da Capital, em conjunto com o Comitê Ecos de Pernambuco, o TJPE vai instalar estações de coletas seletivas de resíduos sólidos. Confira abaixo os locais, as datas e os produtos que poderão ser depositados nas estações:

Edifício Paula Baptista
Data: De 3 a 7 de junho
Endereço: Rua do Imperador Dom Pedro II, 207, bairro de Santo Antônio

Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano
Data: De 10 a 14 de junho
Endereço: Avenida Desembargador Guerra Barreto, s/n, Ilha Joana Bezerra

Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro (Central dos Juizados Especiais)
Data: De 17 a 19 de junho
Endereço: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.919, bairro da Imbiribeira

Nos locais, poderão ser descartados: papel, papelão, livros inservíveis, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, esponjas de cozinha, material de escrita, maquiagem, esmaltes, perfumaria, plástico, vidro, metal, medicamentos vencidos e óleo de cozinha.

Ecos de Pernambuco – A comissão foi criada em 2014, através de um protocolo de cooperação técnica firmado entre TJPE, Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Ministério Público de Pernambuco, Procuradoria Regional da República, Advocacia Geral da União, Procuradoria Regional do Trabalho e Ministério Público Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *