Com novos objetivos estratégicos para PE, João Lyra confirma gestão afinada com o desenvolvimento

“Será uma gestão otimista e afinada com o desenvolvimento de Pernambuco”. Foi o que garantiu o governador João Lyra Neto, nesta quarta-feira (09/04), durante a primeira reunião com o secretariado estadual.

João Lyra Neto esteve reunido durante toda a manhã com sua equipe na Sede do Governo de Pernambuco, no Palácio Campo das Princesas, no Recife, para definir as estratégias de gestão para os próximos nove meses.

Além disso, o governador apresentou três novos objetivos estratégicos: fortalecer as micro e pequenas empresas; promover a convivência com o semiárido e o seu desenvolvimento (social e econômico); e incentivar a interiorização da economia do conhecimento.

Antes das considerações de João Lyra Neto, o secretário de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, fez uma apresentação sobre os investimentos do Governo de Pernambuco e os objetivos para essa gestão.

“Pernambuco tem uma grande responsabilidade nas mãos, pois o Estado cresceu mais do que o Brasil, em 2013, e os investimentos só tendem a crescer. Além disso, o nosso modelo gestão, que é reconhecido internacionalmente, foi construído através das demandas do povo”, considerou o secretário.

Na reunião, os secretários puderam expor as principais preocupações e comentar os objetivos propostos pelo governador. Sobre o fortalecimento das ações voltadas para o semiárido, Aldo Santos, secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, salientou que as ações terão foco na atividade econômica.

“A pasta de Agricultura vai trabalhar ainda mais afinada com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Márcio Stefanni, e Micro e Pequena Empresa, de Osíris Caldas”, disse o secretário, lembrando que a maioria dos negócios da região são gerados por micro e pequenos empresários.

O secretário Osíris Caldas explicou que o foco vai ser a universalização da informação e fortalecimento equilibrado. “Os nortes giram em torno de aproximar o Governo (máquina pública) do Interior. Nós vamos chegar com espaços para acolher e dar mais agilidade ao pequeno e microempresário”, destacou, lembrando que a pasta vai construir um ambiente para que uma próxima gestão aprimore os projetos.

Caldas também ressaltou que a nova secretaria seguirá o perfil, já adotado pelo Governo de Pernambuco, de ouvir o empresários e identificar as prioridades.

As novas propostas vão fortalecer o que, de acordo com o secretário Márcio Stefani, já vinha sendo tratado pela pasta. “Esse, de fato, é um Governo de continuidade. É importante ressaltar que nós estamos atentos a esse desejo da população de levar ainda mais o desenvolvimento para o Interior”, disse o secretário, fazendo referência ao seminário de ausculta Todos por Pernambuco, que, em 2007 e 2011, passou por todas regiões coletando as prioridades para a gestão.

O secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, acrescentou que a interiorização do conhecimento e da inovação dialoga diretamente com a economia. “O que foi proposto pelo governador vai além do desembarque do Porto Digital, pois temos outras instituições que trabalham bastante para disseminar esse tipo de conhecimento”, afirmou o secretário.

Segundo Bertotti, todos os esforços são voltados para o desenvolvimento de cadeias produtivas no Interior de Pernambuco.

“A educação e tecnologia, juntas, vão dar continuidade ao processo de desenvolvimento”, disse o governador João Lyra Neto, enfatizando que não é fácil planejar e executar projetos em um ambiente público, pois não há uma reserva de recursos.

“Nem as maiores nações do Mundo conseguem manter recursos em reserva, o que pode ser feito para otimizar os projetos é elencar as prioridades e remanejar os investimentos, caso seja necessário”, completou. João Lyra Neto também parabenizou a sua equipe pelo compromisso e já agendou dois compromissos semanais até o final do ano: todas as terças-feiras serão dias de monitoramento, enquanto as quartas-feiras serão destinadas para as reuniões do núcleo de gestão.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *