Com palestras de Idalberto Chiavenato e Gustavo Cerbasi, Fiepe realiza seminário para cerca de 400 pessoas

fiepe

Em uma integração de conhecimentos sobre a área administrativa, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) promoveu em Caruaru, no Agreste, mais de seis horas de capacitação intensiva para as empresas da região. Empresários, profissionais liberais e estudantes, que atuam na indústria, comércio e serviços, compareceram em peso ao Teatro do Shopping Difusora para mais um evento deste formato, já consolidado pela Entidade.

Os participantes foram orientados através de palestras, cases de sucesso e networking a aumentar a competitividade de seus negócios, através do investimento nas habilidades e competências do capital humano e nos benefícios de uma gestão financeira estruturada e eficiente. O seminário teve início com a palestra “O Papel do RH Estratégico”, ministrada pela psicóloga do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Silviane Silvestre, que preparou o público para as novas demandas do mercado, especialmente em relação à retenção e desenvolvimento da geração Millennials.

Em sequência, master coach sênior Sávio Garrido dialogou sobre o tema “Como crescer e fazer crescer – Desafios para a liderança!”. Por meio da sua experiência de psicólogo, especialista em Saúde Mental e em Psicologia Positiva e Coaching, o representante da LMS Consultoria defendeu a postura de liderança que é inspiração para todos os profissionais que integram a empresa. Nesta perspectiva, o tema também foi abordado na ordem prática com os direcionamentos para exercer este tipo de liderança.

O diretor de operações da Vitamassa, Celso Júnior, fez a sua contribuição, apresentando os caminhos que foram percorridos pela marca de produtos alimentícios para chegar aos mais de 40 anos na ativa. Sendo um exemplo de empreendedorismo para o Nordeste, a empresa, com fábrica localizada no Distrito Industrial de Caruaru, pertence ao grupo Cipan e possui mais de 120 produtos em seu portfólio. A trajetória de sucesso incentivou a plateia.

Em pouco mais de uma hora, a maior referência nacional em educação financeira, o consultor Gustavo Cerbasi, deu seu recado sobre o tema “Inteligência Financeira para Negócios”. “Eu não quero que o empreendedor, principalmente o micro e pequeno, dedique-se a analisar números, durante horas e horas. Um bom empresário é aquele que se dedica, quase a totalidade do seu tempo, a estratégias e a ouvir e melhorar o nível de satisfação do seu cliente. Por isso, ele não pode desviar o foco daquilo que é mais importante”. O especialista defendeu a importância de uma gestão financeira eficiente neste processo: “um bom sistema de gestão financeira é o que tem os números adequados e a relação inteligente desses dados que permita ao empreendedor dedicar apenas duas ou três horas mensais de análise das suas finanças, apenas para identificar algo que está saindo dos trilhos e apurar exatamente aquilo que pode ser o foco do problema. Não perca tempo com os números, tenha bons números na sua empresa!”, disse.

Encerrando a programação, um dos autores nacionais mais conceituados e respeitados nas áreas de Administração de Empresas e Recursos Humanos, Idalberto Chiavenato, destacou os impactos tecnológicos na gestão de pessoas. “Falar sobre o mundo do trabalho é analisar o que está acontecendo com a gestão nos dias de hoje, particularmente com a gestão humana. As mudanças que estão acontecendo não dizem respeito apenas à inteligência artificial e robotização, mas, principalmente, a intervenção da tecnologia na atividade humana. Nossa participação é fundamental, não podemos ser espectadores, precisamos ser atores e agentes de mudança, é preciso preparar o capital humano para desenvolver novas competências cada vez mais sofisticadas, inclusive para lidar com essa revolução”.

O formato e os conteúdos abordados foram aprovados pelo público. “O profissional de hoje tem que se esforçar cada vez mais, buscando superar sempre o que crer como limite das suas possibilidades. Eventos como este nos abrem um leque de probabilidades, cabe a cada um buscar o seu melhor com disciplina e comprometimento”, ressaltou a gerente de Marketing, Débora Vilarim.

“Foi um evento muito importante para Caruaru, onde o cenário atual é de uma cidade que está em constante crescimento e que necessita de seminários, palestras e cursos como os que a Fiepe tem proporcionado a pequenas, médias e grandes empresas. Faço questão de marcar presença sempre, a fim de atualizar meus conhecimentos e ampliar horizontes”, afirmou o gestor administrativo, Cilas Makey.

O Centro Universitário Unifavip/Wyden, as empresas Vitamassa e Evolutio Gestão de Pessoas e a Caixa Econômica Federal foram patrocinadores do seminário “Gestão, Liderança e Finanças”, que teve o apoio da LMS Consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *