Combate à violência contra a mulher foi destaque em Sessão Ordinária

O Poder Legislativo de Caruaru debateu a infraestrutura e o combate à violência contra a mulher, nesta quinta-feira (29), na Câmara Municipal. A Sessão Ordinária foi presidida pelo vereador Ricardo Liberato (PSDB).

Violência contra mulher

Mônica Zaira, assistente social da vara de Violência Doméstica e Familiar de Caruaru, fez uso da tribuna por solicitação da vereadora Perpétua Dantas (Avante). Mônica contou que, neste mês, foram realizadas 77 audiências de acolhimento e instrução para tratar do combate à violência contra a mulher. Além disso, destacou algumas entidades do município especializadas na temática, a exemplo do Centro de Referência da Mulher e da Patrulha Maria da Penha. Ela também defendeu a necessidade de implementar uma vara especializada em crimes contra crianças e adolescentes, alegando que o número de estupros contra meninas vem aumentando nos últimos quatro anos.

“Não é brincadeira uma vara de violência doméstica tramitando mais de 3 mil processos”, disse Perpétua, ao comentar a explanação de dados feita por Mônica. A vereadora reforçou a fala da assistente social e falou da importância da criação e permanência de políticas públicas em prol das mulheres. Por fim, enfatizou sua luta e compromisso enquanto legisladora pela causa.

Infraestrutura

O vereador Leonardo Chaves (PSDB) explicou que alguns moradores da Vila Rafael que comercializam em pequenas barracas, próximas à BR 104, precisarão se retirar do local a pedido do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O decano da Casa defendeu que os comerciantes não atrapalham o trânsito e, por isso, não deveriam ter que sair. Como forma de lutar pela demanda, Leonardo disse que fará uma indicação ao DNIT.

Na tribuna, Ranilson Enfermeiro (PSDB) relembrou ações realizadas ao longo dos últimos anos no bairro Alto do Moura, destacando o avanço da infraestrutura local e a atuação do prefeito Rodrigo Pinheiro. Ele enfatizou seu compromisso em continuar buscando melhorias para a comunidade.

A próxima sessão ordinária será na terça-feira (03/09).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.