Comitê de Cultura em Pernambuco abre mais de 150 vagas gratuitas em cursos sobre elaboração de projetos culturais

Neste mês de setembro, o Comitê de Cultura em Pernambuco está com mais de 150 vagas abertas para cursos gratuitos de elaboração de projetos culturais, com foco na PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), que está lançando editais em todo o Brasil até o fim de 2024. As inscrições estão disponíveis por meio do link linktr.ee/comitedecultura_pe e os cursos serão oferecidos nas 4 macrorregiões do estado: Agreste, Sertão, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

As cidades contempladas nesta rodada de ações do Comitê de Cultura em Pernambuco foram: Caruaru, Tabira, Palmares e Recife. Além das formações, o Comitê também atuará nessas cidades com mobilizações, que buscam fortalecer a cultura local, agregando conhecimentos aos produtores, artistas e demais trabalhadores da Cultura. Durante os cursos, com duração de oito horas, os participantes terão a oportunidade de aprender com produtores culturais experientes e ainda receberão certificados de participação.

Os Comitês de Cultura são redes de agentes, coletivos e instituições, articuladas por organizações da sociedade civil. Estas organizações, selecionadas por meio de editais e em parceria com o MinC, desenvolvem atividades como: mobilização social; formação em direitos e políticas culturais; apoio à elaboração de projetos e parcerias; comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais. Fazem parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Em Pernambuco, o Comitê de Cultura desempenha um papel estratégico com um plano de trabalho que prevê mais de 120 atividades até o final de 2026. Todo o trabalho é conduzido por três Organizações da Sociedade Civil (OSCs): a Associação de Filhos e Amigos de Vicência – Afav (Mata Norte); a OSC Mulheres Guerreiras de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife) e o Centro Dramático do Pajeú (Sertão).

“A partir deste trabalho conjunto, realizado nas 12 Regiões do Estado, esperamos proporcionar, através do Comitê, vários eixos estratégicos que garantirão suporte aos artistas, grupos e instituições culturais de cada localidade. Oferecemos formações, encontros de escuta e diálogo, assessoria técnica, mobilização e articulação social, intervenções artísticas e socioculturais, além de um plano de comunicação abrangente. Tudo isso sem nenhum custo para a cadeia criativa e cultural do nosso estado”, destaca Joana D’Arc Ribeiro, coordenadora geral do Comitê de Cultura em Pernambuco.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.