Como lidar com os desafios da sucessão familiar

pão

A questão de sucessão é um processo decisivo nos empreendimentos familiares, pois é uma etapa onde as mesmas deverão alcançar o sucesso e a permanência do negócio num cenário cada vez mais globalizado e competitivo, sendo, sem dúvida, um diferencial entre as organizações que fracassam e as que prosperam.

É nessa perspectiva que exige desse modelo de negócio um elevado grau de profissionalização e capacitação dos administradores, os quais são responsáveis por decisões imediatas que podem influenciar nos resultados de suas empresas.

Cliente da ERG Consultoria em Gestão há mais de 20 anos, a Pães & Delícias vem colocando em prática o que vem sendo trabalhado na consultoria no que diz respeito a sucessão familiar. Recentemente, a sócia-fundadora da ERG, Vanderli Paes, esteve em Buenos Aires, na Argentina, acompanhando os diretores da tradicional panificadora caruaruense, Eli James e Rildete Laureano, na formatura do jovem empresário, Jonathas Laureano, em Master Chef, pelo Centro de Formação Profissional Mausi Sebess.

De acordo com a Consultora Vanderli Paes, os conhecimentos adquiridos reforçam a possibilidade de crescimento para a Pães & Delícias com grandes inovações, sem perder a base da credibilidade da gestão dos fundadores. “É importante primeiro que o sucessor entenda seu papel para que, em seguida, seja encaminhado para o cargo que lhe espera, podendo utilizar as ferramentas oferecidas em sua geração para melhorar e levantar ainda mais o negócio. E isso, a família Laureano vem fazendo através de um longo trabalho junto a nossa consultoria”, disse.

Para o diretor da Pães & Delícia, Eli James Laureano, o trabalho junto a ERG Consultoria em Gestão é fundamental para s orientar a caminhar estrategicamente rumo ao sucesso. “Desde de 93 somos clientes da consultoria, que sempre nos orienta também na sucessão familiar e tem nos apoiado muito neste momento estratégico da vida de Jonathas que tem muito a contribuir para o sucesso da Pães e Delícias”, revelou.

Ainda segundo o diretor, o jovem Jonathas, desde criança, se identifica com a área da gastronomia. “Ele gostava de ir para produção ver e ajudar os padeiros a fabricarem os pães. Além disso, ele sempre dava alguma opinião para melhoria da empresa. Esse curso só vem para engrandecer o nosso trabalho e melhorar ainda mais a qualidade dos produtos da nossa padaria”, disse.

Importante destacar que para obter êxito em um planejamento sucessório familiar é necessário que a sucessão esteja acima de interesses pessoais, fazer um planejamento com antecedência e, sempre, sob a supervisão e orientação de uma empresa de consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *