Como não transformar a Black Friday em Trap Friday

E-book Black Friday 2017, editado pelo Pagar.me, em conjunto com quatro empresas parceiras, e disponível para download gratuito a partir desta semana, identifica quatro vilões da data mais importante do comércio eletrônico e mostra o que deve ser feito para evitá-los no próximo dia 24 de novembro.

Alessandra Giner, CEO do Pagar.me, aponta que a relevância da Black Friday vem acompanhada de fatores que devem receber o dobro de atenção. “Certamente é um evento que gera números expressivos para todos os envolvidos em e-commerces. Tornou-se a data mais importante do ano e, sendo assim, merece atenção e cuidados nos detalhes para que sejam feitas boas transações”, comenta.

Subestimar o tráfego, que tende a dobrar durante a Black Friday, pode ser um erro crítico. É importante que os e-commerces estejam preparados para suportar alto número de acessos e também criar formas de comunicação que permitam ao cliente tirar dúvidas imediatas sobre seus produtos.

Existe uma projeção de 32% de participação do mobile no faturamento nesta data. Um grande volume destes acessos também é feito para pesquisa, mesmo que a compra seja realizada posteriormente em desktops. Otimizar o site para mobile pode se tornar um fator aumento de vendas.

Outro erro comum diz respeito a finalização das compras. O checkout lento é um dos líderes nas reclamações: donos de e-commerces devem avaliar, nestes quase três meses que têm para se preparar, o uso de meios de pagamento com retentativa multiadquirente nativa. “Existem ferramentas mais ‘amigáveis’ para o comprador e que garantem ao comerciante uma otimização do fluxo de dados, de forma que no caso de o servidor do site apresentar algum problema, vendedor e cliente são informados pelo status da transação”, explica Giner.

Black Friday

Segundo dados do E-bit, em 2016 a Black Friday cresceu 17% no Brasil com um faturamento de R$1,91 bilhão. O evento é um dos principais momentos de vendas para e-commerces do país, só perdendo para o Natal quando se computa uma semana de vendas. Na Black Friday, espera-se um faturamento 16 vezes maior que em dias comuns.

“Nos baseamos em pesquisas importantes do setor para mostrar aos comerciantes a necessidade de se preparar com antecedência para a Black Friday, visando o aumento nas transações e também para evitar problemas recorrentes”, explica Giner.

O E-book foi escrito pelo Pagar.me em parceria com a Stone, Mundi Pagg, Equalls e Rock Content.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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