Como trabalhar a inteligência emocional dos alunos para o Enem?

Na reta final de preparação para o Enem e demais vestibulares, os estudantes começam a lidar com diferentes emoções, como nervosismo e ansiedade. Esses sentimentos são muito comuns quando aumenta a sensação de pressão pela proximidade dos exames, fazendo com que o aluno não consiga lidar com esse turbilhão de sentimos e acabe diminuindo a concentração e a capacidade de raciocínio, podendo afetar seu desempenho na hora da prova.

Sobretudo neste difícil ano de pandemia, em que os vestibulandos enfrentaram muitas dificuldades e incertezas, a equipe do Colégio GGE investiu fortemente no cuidado com saúde mental do aluno. O projeto de Inteligência Emocional e Mindfulness do GGE foi desenvolvido para oferecer orientações para os jovens aprenderem a lidar de maneira saudável com suas emoções, entendendo mais sobre si mesmo e o que desejam para seu futuro. A iniciativa promoveu encontros leves, descontraídos e emocionantes, sempre ricos e cheios de aprendizados práticos.

“Iniciamos o projeto de inteligência emocional no primeiro semestre, abordando temas em relação à pandemia, para que eles conseguissem manter sua rotina de estudos e aprender a controlar seus sentimentos neste momento incerto que todos viviam, sem comprometer o aprendizado. Já no segundo semestre, trabalhamos mensalmente com os terceiros anos, abordando mais os temas voltados ao momento que eles estão, que é da preparação para os Enem e demais vestibulares”, explicou a psicóloga do GGE, Emanuela Freire.

Os encontros do projeto de Inteligência Emocional e Mindfulness acontecem no formato virtual, trabalhando aspectos emocionais e comportamentais dos adolescentes, para que eles desenvolvam o autocontrole e a autoconfiança. Os jovens estão aprendendo a canalizar suas energias e sentimentos para ações positivas, o que não só ajuda na hora de ter calma e foco nas provas do Enem, como também em outros desafios da vida adulta.

“O Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do Colégio GGE tem trabalhado com os alunos do 3º do Ensino Médio ao longo de 2020 e alcançado resultados bastante positivos, pois buscamos sempre motivá-los e mostrar o potencial que cada um tem para continuarem firmes, focados e otimistas, pois eles estão preparados para todas as provas e, principalmente, não devem se entregar diante das adversidades, mas fazer delas uma fonte de inspiração, de luta e perseverança. Eles aprendem que sempre terão obstáculos na vida e precisam lembrar do que aprenderam conosco para seguir sempre em frente”, concluiu a psicóloga.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *