Compesa certifica fornecedores por alto grau de desempenho‏

certificação

Cinquenta empresas que fornecem produtos e suprimentos para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estão sendo certificadas pela companhia por terem atingido ou superado  80% do Indicador de Desempenho. O reconhecimento faz parte do Programa de Avaliação de Fornecedores de materiais da Compesa, que está em seu segundo ano de vigência. O programa foi implantado com o objetivo de melhoria contínua da qualidade do fornecimento e consequentemente melhoria na satisfação dos clientes da Compesa.

A certificação dada aos fornecedores ocorre a título de premiação e reconhece aquelas que conseguiram: reduzir o prazo de entrega; melhorar a pontualidade e aumentar o índice de atendimento; aumentar a conformidade dasentregas; e melhorar a qualidade dos produtos. “O objetivo da Compesa é adquirir materiais a um preço justo, garantindo a qualidade do produto e o atendimento ao prazo de entrega. Ou seja, o melhor preço. Menor custo commaior qualidade. Precisamos garantir que o recurso público está sendo aplicado de forma responsável”, avaliou a diretora de Gestão Corporativa, Simone Albuquerque.

De acordo com a gerente de compras, Kelly Magalhães, os dois principais critérios de avaliação dos fornecedores são o prazo de entrega e a conformidade do produto solicitado. Na visão dos fornecedores, o rigor da Compesa nos seus contratos é visto
como um diferencial que consegue separar “o joio do trigo” do mercado. “Quando a Compesa reconhece a empresa com esse certificado, está aplicando um filtro, mostrando ao mercado quem são as melhores empresas para senegociar, o que é muito bom para a gente”, reconheceu o executivo de infraestrutura da Tigre Tubos e Conexões, Edson Buonafina. “Ser reconhecida por uma empresa de saneamento do porte da Compesa traz benefícios diretospara o nosso negócio, pois seremos vistos com outros olhos quando oferecermos nossos produtos e serviços para outras companhias do ramo”,  opinou o representante da Mexichem Brasil Indústria de Transformação Plástica, Hugo Ferreira.

O modelo de compra de produtos e suprimentos da Compesa já recebeu a certificação ISO 9001 e tem servido de referência para outras companhias de saneamento do país. “Já fomos procurados pelas empresas de saneamento doCeará, Roraima, Rio Grande do Norte, Sergipe, Goiás e Brasília. Nosso modelo tem inspirado essas empresas, que enxergam nele padrões de qualidade antes só vistos no setor privado”, observou a gerente Kelly Magalhães.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *