O sucesso do e-commerce abre oportunidade para que pequenas e médias empresas impulsionem suas vendas pela internet. Somente em 2017, no período entre 15 de novembro e 24 de dezembro, que abrange Black Friday e Natal, o segmento movimentou R$ 8,7 bilhões e apresentou alta de 13%, em relação ao ano anterior, segundo dados da Ebit. A expectativa é que neste ano, esse valor ultrapasse a marca de R$ 9 bilhões, mas com o aumento do número de pedidos, as lojas precisam estar atentas na hora de enviar os produtos, pois o prazo e a qualidade na entrega impactam diretamente na experiência do consumidor, e podem determinar ou não sua fidelização.
Essas datas movimentam tanto o varejo físico, quanto as lojas virtuais, mas em razão do alto volume de encomendas no período, alguns problemas como danos aos produtos e atraso na entrega pode ocorrer com maior frequência. Segundo levantamento da Synapcom, empresa de gestão de e-commerce, a cada mil pedidos realizados no Brasil, 500 chegam depois do tempo prometido. Escolher o parceiro de entregas com cautela é essencial, mas além disso, alguns cuidados simples na hora de preparar os produtos para o envio, podem evitar muitos prejuízos.
O especialista em logística, Claudio Alvadijan, CEO da Movetogo – startup de serviços de coleta e entrega, que opera em 100 cidades no Brasil – ressalta que a atenção neste período deve ser redobrada pelas lojas e empreendedores, já que durante o manuseio e o transporte, o produto está sujeito a todo tipo de dano. “É extremamente necessário que as pessoas que estão preparando os itens para envio conheçam algumas regras básicas, para não danificar os produtos”, comenta. O empresário cita algumas dicas para evitar problemas com os envios e aproveitar as compras de fim de ano para faturar mais:
– Não economizar em embalagem – é importante que o material seja reforçado e que as empresas estejam atentas à qualidade da embalagem, pois quanto melhor for a qualidade do material, menos riscos de sofrer danos terá o produto.
– Se precaver em relação à avaria e ao extravio de produtos – questionar a transportadora sobre seguros e prazos, pois a loja / empreendedor deve estar ciente sobre todas as questões que envolvem o extravio, avaria ou roubo de encomendas, para que o cliente seja informado imediatamente caso isso ocorra.
– Cuidado com caixa grande x produto pequeno – é necessário fazer a embalagem com dimensões muito próximas às dos produtos, já que, em caso de empilhamento, os itens podem ser amassados, o que pode aumentar a possibilidade de avaria dos produtos.
– Se atentar ao envolver o produto – por não saber em qual meio de transporte seguirá sua encomenda (aéreo/ rodoviário), é recomendado que envolva a encomenda em saco plástico transparente, pois em caso de chuva, a encomenda estará bem protegida.
Sobre a empresa
A Movetogo é uma plataforma online onde qualquer cliente pode solicitar uma cotação e contratação de coleta e retirada de encomendas, de uma maneira simples e rápida. A empresa atua em todo País e atende consumidores e empresas de todos os portes. A segurança das entregas é garantida pela parceria com a seguradora Porto Seguro e a startup tem iniciativas diferenciadas, como a aferição do peso e tamanho dos produtos no momento da retirada.
A Movetogo faz parte do grupo Move Solução em Logística que atua no mercado desde 2011 e possui expertise em armazenamento, manuseio e distribuição em todo território nacional. O principal diferencial da empresa é a transparência no processo e excelência de atendimento, sendo que se um cliente estiver em Salvador e precisar que sua encomenda seja coletada em São Paulo, pode ser realizada em apenas quatro etapas. Fácil, rápido e seguro.