A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga, na próxima segunda-feira (20), um panorama sobre as tendências de mercado para as commodities de soja, milho e arroz, durante o Diálogo Conab-USDA, que acontece a partir das 14h30, em Brasília. O evento também contará com a participação do responsável pelo Comitê de Estimativa de Grãos e Commodities do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Michael Joelson, que abordará aspectos da comercialização mundial e americana.
As análises apresentadas pela Conab integram o estudo Perspectivas para a Agropecuária na Safra 2018/2019, realizado por técnicos da estatal, que engloba diversos outros produtos, como algodão, leite, feijão e carnes. “O documento pode auxiliar a tomada de decisão do produtor, uma vez que traz um horizonte do comportamento das principais culturas ao combinar a avaliação do atual cenário com expectativas macroeconômicas futuras”, explica o superintendente de Gestão da Oferta da Conab, Wellington Teixeira. “As análises consideram o suprimento mundial e nacional dos produtos, além dos custos de produção, entrega de insumos, entre outros”.
As perspectivas também abordarão questões relacionadas à economia brasileira, a partir do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, as variações do dólar, a entrega de fertilizantes, os reflexos do tabelamento de frete na agricultura e, ainda, as indicações de redução na área plantada ou a expectativa de postergar, por parte dos produtores, as compras do insumo em busca de melhores preços.