Mais 19,4 mil toneladas de milho serão removidas dos estoques públicos para abastecer o Programa Vendas em Balcão (ProVB) em diversos municípios do país. A operação para negociar o frete do produto será feita no próximo dia 16. O produto deverá suprir as demandas dos pequenos criadores de animais atendidos pelo programa nos estados do Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
Na região Nordeste, os estados contemplados serão Ceará (7,4 mil t), Pernambuco (1,5 mil t), Maranhão (mil t) e Paraíba (400 t), totalizando a remoção de 10,3 mil toneladas. Outras 6,1 mil toneladas do grão terão como destino final as cidades gaúchas de Pelotas (3 mil t) e Cruzeiro do Sul (3,1 mil t). Já no Centro-Oeste, o Distrito Federal receberá 2,5 mil toneladas e outras 500 toneladas seguirão para Pontalina, em Goiás. A expectativa é que, após a contratação, os embarques comecem a partir da primeira semana de junho.
Para participar do leilão, as empresas deverão estar vinculadas a uma Bolsa de Mercadorias, serem cadastradas no Sistema da Conab (Sican) e estar em situação regular em cadastros de fornecedores, de créditos do setor público e no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi). Além disso, precisam comprovar que sua atividade principal é compatível com o serviço de transporte de carga.