Representantes da Prefeitura de Caruaru, CDL e Devry/Unifavip estiveram reunidos, na terça-feira (5), para assistir às apresentações dos cinco trabalhos finalistas do “Concurso de Ideias”, projeto que consiste em alunos de Arquitetura e Urbanismo apresentarem propostas para a reabilitação do centro da cidade. No mês de agosto, os trabalhos estiveram expostos para votação popular e o mais votado ganhou um ponto que será acrescido ao voto da comissão julgadora. Compõem a comissão membros da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Urbanismo e Obras, CDL, Devry e arquitetos.
Todos os trabalhos apresentados tiveram como foco acessibilidade e mobilidade urbana, principalmente com relação a pedestres e transporte público. Os vencedores serão apresentados no dia 20 de setembro, em evento na instituição de ensino participante. O grupo ganhador receberá uma premiação e o trabalho servirá de base para o projeto de revitalização do Centro.
Entenda o projeto
O Concurso de Ideias para o Plano de Reabilitação do Centro de Caruaru é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (Sedeec), Sindloja, CDL e o curso de Arquitetura da Devry/Unifavip e foi lançado em abril. Os alunos tiveram entre maio e agosto para desenvolver os projetos, baseados em briefings desenvolvidos por meio de grupos de trabalho na Sedeec com a participação dos parceiros do projeto e de outras secretarias da prefeitura, bem como em pesquisas realizadas com lojistas, funcionários e compradores que frequentam o centro de Caruaru, além disso foram pesquisados consumidores que não costumam frequentar o local. A proposta vencedora servirá de inspiração para a reabilitação da área de maior movimentação da cidade.