Diante do quadro salutar de manifestações em que o país vive, a prefeitura de Caruaru tem um canal permanente de diálogo com os cidadãos. Só em relação à pasta da Saúde, desde 2013, foram realizadas mais de 50 pré-conferências e escutadas mais de 2000 usuários dos SUS.
Nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de julho, acontece a 8ª grande Conferência de Saúde com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do Povo Brasileiro ”. O encontro deve reunir mais de 200 delegados, eleitos pelo povo, que vão discutir e propor soluções para os desafios da saúde de Caruaru.
A abertura da conferência está marcada para às 19h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, e contará com a presença do prefeito José Queiroz, do vice Jorge Gomes, além do Secretário de Saúde do Estado, Iran Costa Júnior, a Secretária de Saúde, Aparecida Souza e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Djane Gabriela Rego.
Haverá a leitura e aprovação do Regimento da 8ª Conferência Municipal e, logo após, o conferencista Ronald Santos, Conselheiro Nacional de Saúde, iniciará os trabalhos.
Na sexta (10), haverá a rodada de debates será dividida em oito grupos com temas diversificados, entre eles, Direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação Social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e Relação público/privado; Gestão do SUS e modelos de Atenção à Saúde e Reformas democráticas e populares do Estado.
De acordo com Aparecida Souza, Secretária de Saúde, é uma das oportunidades do cidadão caruaruense se manifestar. “Todas essas idéias serão consolidadas e depois de aprovada, fará parte do Plano Municipal de Saúde que é elaborado de quatro em quatro anos.”, explicou.