Confidencial Jornal Vanguarda

Ponto Final 2

Esta semana foram iniciadas as ouvidas de testemunhas ligadas a Operação ponto Final 2, onde cinco vereadores são acusados de corrupção ativa e passiva para aprovar a CPI da CGU, em dezembro de 2013. Cinco vereadores estão fastados de seus cargos por conta dessas acusações. São eles Neto (PMN), Val de Cachoeira Seca (DEM), Evandro Silva (PMDB), Val das Rendeiras e o Pastor Jadiel, os dois últimos são do Pros e estão sendo acusados de receber propina de R$ 30 mil para votar pela aprovação da CPI. Os outros são acusados de fazer o pagamento. Os vereadores juram inocência.

Ponto Final 1

Já em relação a Operação Ponto Final 1, onde dez vereadores são causados de cobrar suborno para aprovar o prijeto do BRT, o juiz Francisco de Assis Morais Júnior, abriu prazo de dois dias para o MP e a defesa solicitarem novas diligências. Caso não peçam, o processo vai para fase de alegações finais e depois sentença. A expectativa é que o resultado seja divulgado ainda no primeiro semestre do ao que vem.

Falta de respeito com a Imprensa

Um dos causados na Operação Ponto Final 2, o vereador Evandro Silva faltou com respeito à Imprensa, na última quinta-feira (27), quando chegou ao Fórum Juiz Demóstenes Veras, para acompanhar o depoimento das testemunhas. Chamou à Imprensa de ‘urubus’. “Os urubus já estão aí”, ironizou o edil do PMDB se reportando aos jornalistas. “Se nós somos urubus, o senhor seria a carniça da política? ”, indagou um jornalista no mesmo instante.

COMUT apresenta sugestões para taxistas

A Câmara de Vereadores de caruaru realizou na  manhã da última quarta-feira (26), uma Audiência Pública para debater a situação do serviço de táxi na cidade. A propositura foi do vereador Heleno do Inocoop (PRTB) e contou com o apoio de representantes da categoria, do Comut e da Destra. Estiveram representando o COMUT o presidente do Conselho, Ricardo Henrique, a Destra, o coronel Jailson Pacheco, além dos diretores, Jairon Pacheco e Alex Monteiro.  O assunto mais destacado na reunião foi o aumento na fiscalização para coibir o uso ilegal de taxistas clandestinos em Caruaru e a padronização dos veículos que fazem parte da frota na Capital do Agreste. Várias sugestões foram apresentadas, entre elas, a confecção de fardas e crachás para os taxistas. O presidente da Categoria, Cícero  Moreira, estava presente.

Comut deixa sugestões

O presidente do COMUT, Ricardo Henrique, apresentou duas sugestões para que o serviço seja melhorado em Caruaru.  “A padronização dos carros é essencial para aumentar a segurança. Esse tipo de ação vai coibir o uso de taxistas clandestinos no município, mas deve se estender também para dentro do veículo. O fardamento também seria um fator positivo para que os motoristas pudessem ter uma relação melhor com os clientes”, disse Ricardo Henrique.

Injeção na Economia

A economia pernambucana ganhou um novo ânimo neste final de ano. Trata-se do impulso proporcionado  pelo pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais, entre ativos, inativos e foto1pensionistas, além do pagamento da folha salarial de novembro e da antecipação da folha de dezembro. O Governo de Pernambuco garante uma injeção, em menos um mês, de R$ 2,180 bilhões na economia local, onde grande parte deverá ser investida principalmente no comércio. O cronograma foi liberado, pelo governador João Lyra Neto, durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.  Para o governador, o pagamento do 13º e a antecipação da folha de dezembro, é uma demonstração de respeito com os servidores públicos, além de ratificar a saúde financeira da atual gestão.  (Ver datas de pagamento Página XX).

Reforma na Câmara concluída

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru,  Leonardo Chaves (PSD), feza entrega das novas adequações feitas na Casa Legislativa em solenidade realizada na última quarta-feira (26),.As mudanças incluem requalificações e implantação de setores estratégicos funcionais e equipamentos que voltam a colocar na vanguarda estrutural o Poder Legislativo Municipal. Plenário, galerias, recepção, sala de comissões, sala de imprensa, superintendência jurídica, gabinete da presidência e do 1º secretário, apoio legislativo, salão nobre, copa, tesouraria, superintendência administrativa, controle interno, patrimônio, licitação, apoio e supervisão administrativa, recursos humanos, almoxarifado e arquivo.

 Reforma 2

O presidente falou da importância da reforma, principalmente no que diz respeito ao conforto oferecido aos servidores e quem vai ao local trabalhar. “Todas as ações foram decisivas para o funcionamento da “Casa” – inovadoras tecnologicamente – como é o caso da área de Tecnologia da Informação e o Arquivo que receberam equipamentos de última geração e que vão facilitar a preservação da memória do Poder Legislativo”, disse Chaves.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *