Conselheiros do OP se reúnem com a secretária de Saúde

A Casa da Participação recebeu, na manhã desta terça (13), o Conselho do
Orçamento Participativo e a secretária de Saúde, Aparecida Souza, para
realizar um momento de esclarecimentos e acompanhamento do andamento de ações aprovadas no OP, em 2013.

Das 45 propostas aprovadas no Orçamento Participativo de 2013, 33% são
voltadas para a Saúde, representando uma das principais demandas levantadas pela população, junto com Infraestrutura (30%) e Educação (26%).

Dessas ações, algumas já foram atendidas, como implantação de Unidade de Saúde da Família no Sitio Cipó, que deve ser inaugurada neste mês, e a entrega de 16 carros de apoio a unidades de saúde na zona rural.

Entre as ações em andamento, estão: reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família do Centenário, humanização no atendimento das unidades de saúde, ampliação de ambientes de atendimento e reforço no quadro de médicos de alguns postos.

Um dos destaques da reunião foi o esclarecimento a conselheiros que representam o loteamento Novo Mundo, que reivindicaram através do Orçamento Participativo uma Unidade de Saúde da Família na localidade. Para atender essa demanda, a Secretaria de Saúde implantou uma equipe de atendimento em Vila Andorinhas, a fim de que a unidade abrangesse mais comunidades, além do loteamento, tendo em vista que essas equipes atendem comunidades a partir de 4 mil moradores.

Contudo, chegou-se a um consenso de que uma equipe da secretaria vai avaliar a possibilidade de utilizar um imóvel que sirva como sede provisória para que também haja atendimentos no loteamento, o que será feito em articulação com as secretarias de Infraestrutura e Participação Social.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *