Deixar um sonho para trás por conta da crise não é uma decisão fácil. E nem certeira, em alguns casos. Optar pela forma correta de adquirir um bem, segundo especialistas, é o que faz a diferença entre alcançar ou não um objetivo, meta ou desejo de consumo. E nesse sentido, o consórcio tem se tornado a opção mais inteligente para conseguir realizar o sonho, já que permite ao cliente pagar uma parcela bem mais acessível, se comparada a um financiamento, e conseguir adquirir, por meio de carta de crédito, eletroeletrônicos, móveis, carros, motos, caminhões, imóveis, serviços, entre outros itens. Os dados de 2014 e 2015 corroboram essa tese.
No Consórcio Luiza, empresa do grupo Magazine Luiza com 23 anos de mercado, o segmento de automóveis cresceu 41% em volume de vendas e 40% em quantidade de cotas no comparativo dos últimos dois anos. Para as mulheres, o crescimento foi ainda maior. Se falarmos apenas delas, o aumento foi de 51% em volume de vendas e de 55% na quantidade de cotas comercializadas. Para os homens foi de 36% e 33%, respectivamente. Muitas empresas também optaram pelo consórcio de veículos para aumentar ou renovar a frota. Entre 2014 e 2015 o crescimento foi de 64% em volume de vendas e 53% em cotas vendidas. A Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) registrou aumento também. No segmento de veículos leves, que inclui automóveis, utilitários e camionetas, houve alta de 11,1% em 2015, se comparado a 2014.
Segundo Edna Maria Honorato, diretora do Consórcio Luiza, esse aumento é o reflexo, principalmente, de uma maneira mais sustentável e consciente de consumir. “O consórcio oferece ao cliente a chance de fazer sua compra ou realizar seu sonho de forma planejada, com parcelas mais justas e uma análise de crédito mais acessível”, afirma Edna.