Consumidores estão comprando mais por atacado

Realizar compras em grande quantidade gera um desconto fundamental em uma época de poder de compra diminuído. Isso tem levado muitos pernambucanos a comprar mais, pagando menos, através do formato de atacado.

Esse perfil de compra; que antes pertencia a revendedores como, restaurantes, mercadinhos de bairro ou grandes empresas; hoje chega às famílias que se reúnem com outros parentes, amigos ou vizinhos, para realizar compras de produtos em grandes quantidades.

Com isso, também surgiu uma nova modalidade de vendas, o atacarejo, que adota a política de dois preços. “Isso quer dizer que a partir de uma pequena quantidade de um determinado produto do mesmo sabor, fragrância ou tipo, já é possível pagar o valor de atacado e economizar. O consumidor não precisa comprar uma caixa de um produto para conseguir valores mais competitivos. A partir de pequenas quantidades isso já é possível. Além disso, a economia em uma compra realizada no Assaí pode ser de 15% a 25%. O segmento é uma alternativa na crise”, afirma Claudemir Carmo, gerente regional do Assaí Atacadista.

Uma pesquisa do Instituto Data Popular feita com 3,5 mil brasileiros da classe C apontou que 32% dos entrevistados fazem compra coletiva com amigos ou vizinhos. Os dados mostram que esta já é a terceira forma de economia mais adotada pelo consumidor, atrás da pesquisa de preço (87%) e da busca de preços na internet antes de comprar (64%).

A rede de supermercados Assaí funciona no modelo de atacarejo e possui 6 lojas em Pernambuco: No Recife – Imbiribeira; Jaboatão, Paulista, Camaragibe,Caruaru e Garanhuns. A expectativa da marca é inaugurar mais lojas ao longo do ano.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *