Cordelista representará Caruaru em Brasília

Caruaru estará presente no III Encontro Nordestino de Cordel em Brasília (DF). O cordelista Jénerson Alves, também jornalista, representará a Capital do Agreste no congresso. O evento, que acontece entre os próximos dias 19 e 21, tem como proposta discutir políticas públicas sobre a literatura de cordel e artes correlatas. Ente os eixos a serem debatidos, estão o registro do repente e do cordel como Patrimônio Imaterial da cultura brasileira, o mercado da literatura popular e a criação do Sindicato Nacional dos Repentistas e Cordelistas.

Com 27 anos de idade, Jénerson Alves é integrante da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) e se destaca no campo da literatura popular, por meio de composições que enfatizam a Educação. “Participar deste Encontro é uma oportunidade de contribuir para a elevação da literatura de cordel, essa ferramenta tão importante na consolidação da identidade de nosso povo. Espero representar bem os grandes mestres dessa arte em nossa cidade”, destaca.

Participarão do Encontro os artistas mais representativos desse segmento espalhados pelo país. Além dos fóruns e painéis de debate, o evento contará com uma mostra cultural, integrando nomes da estirpe de Xangai, Paulo Matricó, Moreira de Acopiara, Antônio Lisboa, Bule Bule e Oliveira de Panelas.

O III Encontro Nordestino de Cordel em Brasília é uma realização da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *