Sempre que as apresentações musicais são concluídas, pessoas que estão no entorno do Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, em Caruaru, querem se divertir um pouco mais. É aí que vem a preocupação dos órgãos de segurança: dispersão prejudicada, perturbação de sossego e risco de ocorrências. Ciente do cometimento destas prováveis infrações, a Polícia Militar e a Guarda Municipal já confirmaram que mais uma vez irão intensificar as ações de segurança no pós-festa.
A medida faz parte de um acordo firmado no Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, assinado no último dia 17, no Ministério Público. Equipes das duas corporações ajudarão na dispersão do público que estiver nos polos e nas ruas do entorno das festividades. Durante o período haverá ainda orientações sobre a proibição de bares, restaurantes e casas particulares permanecerem com o som ligado em alto volume, sob o risco de sofrerem punições ostensivas, como apreensão do equipamento sonoro, em caso de insistência na prática.
No TAC assinado também ficou definido que após o término dos shows não será permitido o uso do som. Enquanto houver apresentação no palco, os bares, restaurantes e residências poderão ligá-lo, mas o volume não poderá ultrapassar o limite de 50 decibéis. Estas regras serão fiscalizadas justamente pela Polícia Militar e Guarda Municipal. “Estamos com o esquema de segurança preparado e vamos trabalhar intensivamente não apenas no Parque de Eventos, mas em ruas paralelas, para manter em segurança do público”, ressaltou o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Roberto Galindo.