Cresce número de arrombamento e extravio de bagagens nos aeroportos brasileiros

Mesmo com a crise econômica vivida pelo país, o mercado de turismo continua a todo vapor. Seja de férias ou a negócios, os aeroportos brasileiros registram um grande fluxo de pousos e decolagens neste período do ano. Seja para realizar um sonho ou cumprir agenda, o que muitas pessoas desejam é chegar ao destino sem nenhum transtorno, principalmente com as malas intactas.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação (Anac), tem crescido o número de reclamações sobre roubos, danos e extravios de bagagens nos aeroportos. Em junho deste ano, foram registradas 1377 manifestações, entre voos nacionais e internacionais. Isso representa um crescimento de aproximadamente 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 1193 manifestações.

Dentro desse cenário, há inúmeros casos de pessoas que têm aproveitado momentos de distração para furtar bagagens alheias, enfiando canetas no zíper ou objetos perfurantes e furtando os pertences em apenas alguns segundos. Para que esses contratempos não aconteçam, existem alguns artifícios que podem ser usados pra evitar um desfecho indesejado durante a viagem.

“As malas com sistema antifurto são as mais indicadas já que possuem zíper duplo. Outra opção são as malas rígidas, que protegem os pertences. Os acessórios também podem ser usados na identificação das bagagens evitando a troca na hora da esteira”, explica a empresária da rede nacional de malas e acessórios de viagem, Bagaggio, Eliziane Guerra.

No Recife, durante a alta estação, foram registrados no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre 363 voos extras, charters e fretamentos. Segundo a Infraero, cerca de 636 mil passageiros utilizam o terminal pernambucano durante o mês de julho. Dentre os destinos mais procurados estão Brasília, Guarulhos e Rio de Janeiro. Além disso, os voos internacionais estão embarcando com mais de 90% de sua capacidade.

Bagaggio: A franquia e também marca carioca Bagaggio tem 72 anos no mercado e mais de 100 lojas espalhadas pelo país. Em Pernambuco, está presente nos shoppings Riomar, Recife, Guararapes, Tacaruna e Difusora, no Agreste do Estado.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *