Com o reaquecimento da economia nos anos últimos anos, vê-se cada vez mais setores crescendo no Brasil, dentre eles o atacadista, que apresenta bons números desde 2015.
Por outro lado, com o crescimento do mercado varejista, se torna imprescindível que existam distribuidores de mercadorias em maior escala, e aí entra o setor atacadista.
Segundo o diretor executivo do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de negócios, Otávio Amaral, são duas as perspectivas nesses dados. “Crescendo o varejo e aumentando a demanda, cresce também o setor atacadista para atender aquele setor, mas também demonstra que nos últimos anos a migração de pessoas para empreendimentos próprios foi bastante elevada, fazendo com que o setor varejista crescesse duas vezes mais que o atacadista”.
De acordo com os dados do Empresômetro, o crescimento médio do atacado foi de 9,69%, enquanto o varejo bateu a casa dos 22%. Veja na tabela abaixo a quantidade de empresas abertas nos anos de 2015, 2016 e 2017, bem como a variação percentual no período.