Curso de Bombeiro Hidráulico é ofertado para socioeducandos

Adolescentes e jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, iniciaram, nesta semana, o curso de Bombeiro Hidráulico. A formação, que contém 80 horas/aula, é ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PE), parceiro do sistema socioeducativo em Pernambuco. As aulas acontecem de segunda a sexta, em horário integral, nas dependências da unidade, que é administrada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Sistemas de abastecimento e de distribuição, tratamento de água e rede predial de distribuição estão entre os itens abordados nas aulas. Para obter a certificação, os alunos terão que fazer uma prova. “Eu espero que o curso me ajude, para que, quando sair daqui, eu possa ter uma profissão, conseguir um emprego e mudar minha vida. O tempo que estou aqui serviu de lição. O curso é uma oportunidade e só tenho que agradecer. Vou correr atrás do que for bom pra mim”, afirmou o jovem M.E.F.A., de 19 anos.

Para o gerente do Case Abreu e Lima, Abinoan Barboza, inserir os socioeducandos em cursos profissionalizantes os ajuda a formatar novos projetos de vida e cria chances reais de reintegração à sociedade, objetivo principal da Funase. “Muitas oportunidades têm sido proporcionadas para os adolescentes. A formação é mais uma opção para que se identifiquem com o curso no qual eles têm referência. A variedade de formações vem suprindo as necessidades de cada jovem atendido”, explicou.

A oferta do curso está sendo proporcionada por articulação do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase. Em março deste ano, a instituição e o Senar-PE renovaram um termo de cooperação, por meio do qual foi formalizada a inserção de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em turmas de treinamentos profissionalizantes.

Imagem: Rhaldney Silva/Funase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *