No Brasil, 71% acreditam que a democracia é a melhor forma de governo. É o que mostra a pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (30/3). Neste mesmo questionamento, 18% afirmam que “tanto faz” a forma de governo e 7% avaliam que uma ditadura poderia ser melhor, sob certas circunstâncias.
O novo levantamento foi realizado entre 19 e 20 de março. Foram entrevistados, ao todo, 2.002 eleitores em 147 cidades brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
A parcela da população que mais apoia o regime democrático é a classe média e os mais ricos. Aqueles que ganham entre cinco e 10 salários mínimos representam 87%, passando a 85% na faixa superior de renda.
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o grau de satisfação e a avaliação acerca da democracia brasileira e traçou um paralelo com a última pesquisa com essas perguntas, feita em 2014.
O número de pessoas satisfeitas com o regime democrático aumentou em 10 anos: eram 9% e hoje representam 18%. Já a quantidade de pessoas que se dizem pouco satisfeitos caiu de 59% (em 2014) para 53%. O número de insatisfeitos oscilou de 28% para 27%.
Além disso, a pesquisa percebeu que o número de pessoas que acreditam que o Brasil é uma Democracia plena subiu de 3% para 6%, assim como aqueles que vêm que o regime tem problemas, indo de 21% para 28%.
Contudo, o número de pessoas que veem grandes problemas na democracia diminuiu, saindo de 61% para 46%. Já aqueles não consideram o Brasil uma Democracia passaram de 9% para 16%.
Bolsonaristas X Petistas
A pesquisa traçou um paralelo entre as pessoas que se consideram bolsonaristas (30%), petistas (41%) e neutros (21%) para identificar a visão de cada grupo acerca da democracia.
Um quarto dos apoiadores de Jair Bolsonaro considera que o Brasil não é democrático, ante 9% de petistas e 15% dos neutros.
Todavia, 32% dos petistas afirmam estar satisfeitos com o regime democrático brasileiro enquanto 6% dos bolsonaristas dizem o mesmo.
46% dos bolsonaristas afirmam ainda que não estão nada felizes com o estado da democracia ante 10% dos petistas e 30% dos neutros.
Leia a matéria no site do Correio Braziliense.