Departamento de vigilância em saúde combate escorpiões

No período chuvoso cresce o número de escorpiões que aparecem em casas, terrenos e jardins. Em Caruaru, de janeiro até março, já houve 69 capturas desses animais invertebrados. Ano passado, foram cerca de 351 casos registrados. O Departamento de Controle de Vetores e Vigilância Animal alerta a população para que, em virtude das temperaturas elevadas, tome o maior cuidado e evite o contato com esses aracnídeos.

De acordo com Sérgio França, coordenador do programa de controle de animais cinantrópicos, o ideal é que a população capture o animal para que seja catalogado. “O Departamento de Vigilância em Saúde tem uma equipe própria para fazer a dedetização nas casas das pessoas.”, explica.

Os escorpiões alimentam-se principalmente de insetos, como grilos e baratas e apresentam hábitos noturnos, escondendo-se durante o dia sob pedras, troncos e entulhos. “Muitas espécies vivem em áreas urbanas, onde encontram abrigo dentro e próximo às casas, bem como alimentação farta, apesar de poderem sobreviver vários meses sem alimento e sem água”, informa França.

Em Caruaru as principais espécies de  escorpião  são os Tityus Estygmurus, Opalurus e Brothiurus. Para prevenir a presença deles, deve-se manter a casa limpa, retirar sempre metralhas, vedar ralos de banheiros e não acumular entulhos ou telhas nos quintais.

Em caso da picada de um escorpião o procedimento a ser tomado  é lavar o ferimento com água e sabão,  fazer compressa morna para aliviar a dor e buscar atendimento no Hospital Regional do Agreste.

Para ter acesso ao serviço do Departamento de Controle de Vetores, a população deve ligar para (81) 3701-1423 ou 3701-1424 e agendar uma visita do agente de endemias.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *