Dermatologista alerta sobre prevenção e tratamento de acne

Bastante comum na adolescência, a acne é sinônimo de desconforto para jovens, mas também pode aparecer na vida adulta, tanto em homens e em maior fatia nas mulheres, acometendo rosto, costas, ombros e peito.

Os cravos e as espinhas podem acarretar problemas na estética, com cicatrizes, manchas e também no âmbito psicológico, afetando a autoestima por causa das marcas na pele que podem aparecer com a extração caseira da acne. Segundo a dermatologista Samira Raad, não é indicado manipular nem fazer o uso de soluções caseiras para acabar com as espinhas.

“É indicado não espremer cravos e muito menos espinhas. As espinhas são infectadas e geralmente pioram após espremedura inadequada. Cravos, se espremidos, podem gerar cicatrizes e infeccionar”, alerta a médica.

A acne pode aparecer por fatores hormonais, por ansiedade e não tem associação direta com a ingestão de alimentos. Um grande mito, por exemplo, é a piora por comer chocolate.

Ainda de acordo com a especialista, cada pessoa tem um tipo de pele e pode apresentar um grau específico de acne, por isso o tratamento deve ser individualizado.

“A acne é dividida em inflamatória e não-inflamatória. Há vários graus, dos mais simples até as formas mais graves. O tratamento deve ser direcionado para cada necessidade”, explica Samira.

Prevenção

A limpeza correta da pele é uma forma eficaz de evitar cravos e espinhas. Para prevenir a acne, é indicado usar sabonetes próprios para pele oleosa, receitados por um dermatologista.

Tratamento

Com o avanço dos estudos, há inúmeras formas de eliminar as espinhas e as marcas causadas na pele, que pode ficar livre das cicatrizes, devolvendo autoestima aos pacientes.

“Cicatrizes podem ser tratadas com peelings mais profundos, lasers, bioestimuladores de colágeno e cirurgias também”, fala a dermatologista.

Samira Raad é formada pela Universidade Federal do Amazonas
e é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A médica também tem especialização em Cosmiatria pelo Instituto Superior de Medicina e Dermatologista

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *