Alunos do curso de moda da DeVry|Unifavip participam amanhã (terça-feira, dia 11) da 18º edição da Fenearte, considerada maior feira de artesanato da América latina. Com o mote “o ritmo da moda no compasso do maracatu”, os estudantes apresentarão uma coleção roupas construída e inspirada a partir da estética e características da dança folclórica.
Tombado em 2014 como patrimônio imaterial do Brasil, o Maracatu é uma manifestação cultural genuína do estado de Pernambuco. Formado majoritariamente por trabalhadores rurais e pessoas das comunidades remanescentes dos canaviais da zona da mata, essa dança está para além de uma simples brincadeira, mas também como signo de resistência. E foi justamente desta simbologia que os estudantes se apropriaram para criar as peças da coleção.
Segundo Maria Regina Araújo, uma das professoras responsáveis pelo trabalho, durante o processo de pesquisa e elaboração da coleção, houve uma busca por elementos característicos que pudessem, dessa forma, enriquecer as peças. “Mostraremos peças com tendências atuais, mas com elementos do maracatu. Demos ritmo, leveza e colorido às roupas”, explica Maria Regina. Além disso, as peças são bordadas com o padrão clássico da vestimenta do caboclo de lança.
De fato, a estética do Maracatu está presente, não só nas peças, mas também na maquiagem e acessórios da coleção, de uma forma contemporânea, harmoniosa e alinhada às tendências das passarelas nacionais e internacionais. Tudo isso contando uma história e imprimindo a essência do Maracatu, uma tradição que merece ser celebrada.